AS INCORPORAÇÕES, AQUISIÇÕES E FUSÕES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: À LUZ DE RELATOS DOS GESTORES EDUCACIONAIS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Resumen
Os cenários de privatizações do ensino superior e as políticas educacionais se deparam com novos paradigmas. O ensino passa a ser tratado como uma mercadoria, tal processo advindo das políticas neoliberais acaba avassalando um nicho de empresas injetando capital financeiro no setor educacional, gerando fortunas com este ensino, que cada vez mais vai se tornando lucrativo, visto os novos paradigmas de globalização, de tecnologias e de mundos do trabalho. O estudo foi oriundo de um projeto de pesquisa, que vislumbra discutir as incorporações, fusões e aquisições da educação superior no Brasil. Foi realizado uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, que incluem 100 gestores educacionais atuantes na educação superior no Brasil. Neste papper apresentaremos uma categoria que remete a expansão da educação superior e o olhar de gestores que trabalham na Educação Superior. Para isto apresentaremos recortes de resultados a partir de uma análise quantitativa. Conclui-se que o estudo aqui analisado, que os gestores investigados nesta pesquisa, embora sejam de instituições privadas, não compactuam com este novo modelo educacional, cogitando-se com a eficiência e a qualidade desse ensino. É provocador este resultado, pois são vinculados às instituições privadas. Constatando-se que esses gestores atuam nos gerenciamentos destas instituições superiores, mas não corroboram com o modelo administrativo das IES, os quais são empregados.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).