RELAÇÃO ENTRE OS INDICADORES DE DESEMPENHO ECONÔMICO, FINANCEIRO E DE ATIVIDADES COM O IGC DAS IES DO SISTEMA ACAFE
Resumen
O presente estudo analisa a relação entre o desempenho econômico, financeiro e de atividades com o IGC das instituições de ensino superior em Santa Catarina e associadas ao Sistema ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais). O objetivo do estudo é identificar se existe relação entre o desempenho econômico, financeiro e de atividades das fundações do segmento de ensino superior através de seus indicadores de liquidez, endividamento e de atividade com o seu IGC como índice de qualidade do ensino. A presente pesquisa é descritiva, os dados foram coletados através dos demonstrativos financeiros e da relação oficial do IGC, de 15 instituições de ensino superior do Estado de Santa Catarina. Para realizar a análise foi utilizada estatística descritiva e correlação de Pearson. Os resultados demonstraram que existe uma fraca relação entre o desempenho financeiro, econômico e de atividades das instituições e a qualidade do ensino, representado pelo IGC, seja esta relação positiva ou negativa, o que leva a concluir que instituições de ensino com melhor índice de qualidade não necessariamente são as que possuem os melhores índices econômicos, financeiros e de atividades, demonstrando com isso que a qualidade de ensino deve estar mais ligada a aspectos qualitativos do que em aspectos quantitativos, neste caso, financeiros e econômicos.
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