EDUCAÇÃO INTEGRAL, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTADO DO CONHECIMENTO
Resumen
Neste artigo, defende-se a importância de ampliar as reflexões sobre a Educação Integral (EI), expandindo as discussões, em especial, aquelas ligadas ao tempo ampliado na escola lançando um olhar para a Iniciação Científica (IC). Para tanto, o objetivo deste texto foi mapear as produções científicas sobre esse campo a partir de um estudo bibliográfico. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de dimensão quantitativa e qualitativa. Utiliza-se de um recorte temporal de doze anos (2007-2019) e as seguintes categorias para reflexão: cronologia, quantidade de produções e relevância dos temas propostos. Como referências teóricas, apoia-se nos estudos de Anísio Teixeira, Jaqueline Moll e Demétrio Delizoicov. Como resultado foi possível evidenciar um avanço nas produções científicas voltadas para Educação Integral após a criação do Programa Mais Educação e nenhum trabalho envolvendo as interfaces entre as áreas IC e EI.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Microdados– através do Todos pela Educação. 2019. Disponível em: http://inep.gov.br/microdados. Acesso em: 17 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa Interministerial n. 17, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação, que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades sócio-educativas no contraturno escolar. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/mais_educacao.pdf. Acesso em: 17 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Manual operacional de Educação Integral. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2013. Disponível em: http://educacaointegral.mec.gov.br/images/pdf/manual_mais_educacao_2013_final.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Passo a passo Programa Mais Educação. Brasília, DF: MEC, 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao.pdf. Acesso em 8 mar. 2020.
CIÊNCIA. In: MICHAELIS: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. 2020. Disponível: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/ci%C3%AAncia/. Acesso em: 8 mar. 2020.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Revista Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 45-61, 2001.
MACHADO, C.; FERREIRA, L Educação integral e escola de tempo integral: mapeamento da produção científica em periódicos (2008 a 2017). Revista Exitus, Santarém, v. 8, n. 3, p. 87-112, set./dez. 2018.
MANIFESTO dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Revista HISTEDBR, Campinas, n. especial, p.188–204, ago. 2006.
MASSI, L.; QUEIROZ, S. L. Estudos sobre iniciação científica no Brasil: uma revisão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 139, p. 173-197, 2010.
MOLL, J. A agenda da educação integral compromissos para a sua consolidação como política pública. In: MOLL, J. et al. Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. P. 129-146.
PORTO, A.; RAMOS, L.; GOULART, S. Um olhar comprometido com o ensino de ciências. Belo Horizonte: FAPI, 2009.
RIBETTO, A.; MAURÍCIO, L. V. Duas décadas de educação em tempo integral: dissertações, teses, artigos e capítulos de livros. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 137-60, 2009.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez., 2006.
TEIXEIRA, A. S. A escola brasileira e a estabilidade social. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 28, n. 67, p. 3-29, jul./set. 1957.
TEIXEIRA, A. S. Pequena Introdução à Filosofia da Educação – a escola progressiva, ou, a transformação da escola. 6. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
TEIXEIRA, A. S. Educação não é privilégio. 7. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.
VIECHENESKI, J. P.; CARLETTO. M. R. Iniciação à alfabetização científica nos anos iniciais: contribuições de uma sequência didática. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 525-543, 2013. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/112/76 . Acesso em 8 mar. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).