EDUCAÇÃO INTEGRAL, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTADO DO CONHECIMENTO

Resumen

Neste artigo, defende-se a importância de ampliar as reflexões sobre a Educação Integral (EI), expandindo as discussões, em especial, aquelas ligadas ao tempo ampliado na escola lançando um olhar para a Iniciação Científica (IC). Para tanto, o objetivo deste texto foi mapear as produções científicas sobre esse campo a partir de um estudo bibliográfico. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de dimensão quantitativa e qualitativa. Utiliza-se de um recorte temporal de doze anos (2007-2019) e as seguintes categorias para reflexão: cronologia, quantidade de produções e relevância dos temas propostos. Como referências teóricas, apoia-se nos estudos de Anísio Teixeira, Jaqueline Moll e Demétrio Delizoicov. Como resultado foi possível evidenciar um avanço nas produções científicas voltadas para Educação Integral após a criação do Programa Mais Educação e nenhum trabalho envolvendo as interfaces entre as áreas IC e EI.

Biografía del autor/a

Renata Gerhardt de Barcelos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Educação em Ciências pela UFRGS. Especialista em Saberes e Práticas na Educação Infantil, Séries Iniciais e educação Especial pela UNIASSELVI. Especialista em Alfabetização e Letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental pela UFRGS. Graduada em Pedagogia pela UFRGS. Docente dos anos iniciais, e atualmente gestora, na Rede Pública Municipal de Ensino de Porto Alegre- RS

Jaqueline Moll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

É professora titular da Faculdade de Educação e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Frederico Westphalen. Cursou Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim; Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialização em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona, e Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

 

Citas

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Publicado
2024-09-20