A (RE)CONSTRUÇÃO DO SER MASCULINO: UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO NO APLICATIVO GRINDER EM JUAZEIRO-BA EM 2023

  • Joel Bastos Alves Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Céres Marisa Silva dos Santos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Lívia da Costa Regis Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Resumen

Nesse artigo analisamos as (re)construções de masculinidades nos conteúdos de perfis do aplicativo Grinder, direcionado para relacionamentos na comunidade LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexuais, Assexuais, outras identidades de gênero), em Juazeiro-Ba. Nesse sentido, fizemos 37 capturas de telas (prints) de perfis do aplicativo nos dias 1º e 2 de junho de 2023. Desse total analisamos oito. Essa pesquisa é de caráter quanti- qualitativa, e recorre a Análise do Conteúdo e tem como base teórica Bardin (2011), Butler (2003), Connell & Messerschmidt (2018) e Illouz (2011). Ao analisarmos o material levantado, constatamos a construção de um modelo de poder que se performa em um padrão de masculinidade associado à ao modelo reproduzido em nossa sociedade. Assim, o discurso patriarcal se mantem e se relaciona em prol de um dispositivo que ordena exclusões as performances de feminilidade, e a tudo que a ela é ligado.

Biografía del autor/a

Joel Bastos Alves, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professor de História da rede municipal de Petrolina - PE, mestrando em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos.

Céres Marisa Silva dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Profa. Dra. Céres Santos, Jornalista e docente no curso de Jornalismo em Multimeios da UNEB. Ativista do Movimento Negro e de Mulheres Negras brasileiras.

 

Lívia da Costa Regis, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

 

Professora de Língua Portuguesa da rede municipal de Juazeiro - BA, aluna especial do mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos.

Citas

ALBUQUERQUE Junior, Durval Muniz de. Máquina de fazer machos: gênero e práticas culturais, desafio para o encontro das diferenças. Campina Grande: EDUEPB, 2010.
ANDREOLI, G. S. (2011). Representações de masculinidade na dança contemporânea. Revista Movimento, 17(1), 159-175.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão de identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
CONNELL, Robert W. Políticas de Masculinidades. Educação & Realidade, Porto Alegre v. 20, n.2, p. 185-206, jul.-dez. 1995.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Líber Livro, 2008.
ILLOUZ, Eva. O amor nos tempos do capitalismo. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
SCOTT, Joan W. A cidadã paradoxal: as feministas francesas e os direitos do homem. Florianópolis: Mulheres, p.14, 2002.
SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, jul./dez. 1990.
SAFFIOTI, H. Gênero, patriarcado, violência. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular: Fundação Perseu Abramo, 2015.
Publicado
2024-12-09