CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA DE CIDADES EDUCADORAS: REFLEXÕES CRÍTICAS E POSSIBILIDADES EMANCIPATÓRIAS
Resumen
Esta análise bibliográfica busca estabelecer conexões entre a sociologia da educação e a concepção contemporânea de Cidades Educadoras. Divide-se em três partes: as relações entre sociedade e educação a partir das reflexões teóricas de Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber; a sociologia da educação segundo Pierre Bourdieu (escola de classes e a reprodução cultural); e o conceito de Cidades Educadoras como perspectiva capaz de contemplar a relação entre educação e sociedade de forma emancipatória. A sociologia da educação oferece base teórica para o aprimoramento da ideia de Cidades e Territórios que Educam e Transformam. As contribuições abrangem desde a análise das desigualdades educacionais até a promoção do engajamento comunitário. Conclui-se que a interseção entre a sociologia da educação e o conceito de Cidades Educadoras colabora no desenvolvimento de abordagens educacionais mais inclusivas, participativas e socialmente conscientes, com potencial de contribuir para a construção de sociedades mais justas e emancipatórias.
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