O PAPEL DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA AO CLIENTE HIPERTENSO NA AB
Resumen
A assistência do enfermeiro na atenção básica é o percussor principal para a melhoria e enfrentamento de patologias instaladas nos indivíduos, principalmente aos hipertensos, visto que necessitam de acompanhamento durante toda a vida. Objetivo: Investigar o papel do enfermeiro na atenção básica na promoção de saúde aos clientes hipertensos. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com estudos encontrados nas bases de dados PubMed, SciELO e LILACS, que discutiram sobre a hipertensão ou assistência de enfermagem ao hipertenso. Discussão: Os principais papéis do enfermeiro na assistência ao cliente hipertenso na AB basearam em direcionamento e facilitação para participação, sistematização e acompanhamento dos hipertensos, atendimento e assistência sistematizada, educação em saúde e empoderamento e sensibilização. Conclusão: O enfermeiro é fundamental na assistência ao hipertenso na atenção básica, torna-se o disseminador do conhecimento para a construção de saberes em saúde o com processo de enfrentamento e autocuidado frente à patologia.
Citas
ARIE, Giuliana; PARENTE, Rosana Cristina Pereira. Avaliação da eficiência das ações de controle da hipertensão arterial sistêmica na Atenção Básica: um estudo da Região Norte do Brasil. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 32, 2022.
CAMPBELL, Norm RC et al. Diretrizes de 2021 da Organização Mundial da Saúde sobre o tratamento medicamentoso da hipertensão arterial: repercussões para as políticas na Região das Américas. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 46, p. e55, 2023.
Conselho federal de enfermagem (COFEN). RESOLUÇÃO COFEN Nº 661/2021.Atualiza e normatiza, no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, a participação da Equipe de Enfermagem na atividade de Classificação de Risco. 11/03/2021.Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-661-2021_85839.html. Acesso em: 03 mar. 2023.
COSTA, Manoela Vieira Gomes da et al. Risco cardiovascular aumentado e o papel da síndrome metabólica em idosos hipertensos. Escola Anna Nery, v. 25, 2020.
DA SILVA, Ângela Taís Mattei et al. Algoritmo de gerenciamento de casos para pessoas com hipertensão na atenção primária: relato de experiência. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 13, p. e10-e10, 2023.
DE ARAÚJO, Ana Carine Ferreira; ALENCAR, Tatiane de Oliveira Silva. Processo de Trabalho de Enfermeiras na Atenção Primária à Saúde de Hipertensos e Diabéticos. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 11, n. 1, p. 92-101, 2022.
DOS SANTOS, Maria Ivaneide Texeira et al. TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA ADESÃO NO TRATAMENTO DE HIPERTENSÃO: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 96, n. 39, 2022.
DOS SANTOS, Maria Ivaneide Texeira et al. TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA ADESÃO NO TRATAMENTO DE HIPERTENSÃO: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 96, n. 39, 2022.
DRAEGER, Viviana Mariá et al. Práticas do enfermeiro no monitoramento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde. Escola Anna Nery, v. 26, 2022.
GYTON, Arthur C.; HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
LIMA, Letícia Rocha et al. Hipertensão Arterial e Parâmetros Lipídicos, Glicídicos e de Adiposidade Associados em Adolescentes Escolares do Distrito Federal. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 118, p. 719-726, 2022.
LUZ, Alyne Leal de Alencar; SILVA-COSTA, Aline; GRIEP, Rosane Harter. Pressão arterial não controlada entre pessoas idosas hipertensas assistidas pela Estratégia Saúde da Família. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 23, 2021.
OLIVEIRA, Isabela Martins et al. Fatores associados à hipertensão não diagnosticada entre adultos mais velhos no Brasil-ELSI-Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 2001-2010, 2022.
Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ. 2021;372:n71. doi: 10.1136/bmj. n71
SALES, Narryman Jordana Ferrão et al. Indicadores de saúde em usuários de uma unidade básica de saúde da cidade de Santarém, Pará, Brasil. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 25, n. 1, 2021.
SERGIO, Caroline Cristina de Menezes et al. Autocuidado e risco cardiometabólico em pessoas com hipertensão arterial em seguimento na atenção primária. Saude e pesqui.(Impr.), p. e9934-e9934, 2022.
SILVA, Luípa Michele et al. Adesão ao tratamento e síndrome da pessoas idosas hipertensas. Revista da Escola de Enfermagem da USP , v. 54, 2020.
SILVA, Regina Lúcia Dalla Torre et al. Implantação do Programa de Assistência às Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica na Estratégia Saúde da Família. Cadernos Saúde Coletiva, v. 29, p. 366-375, 2022.
SILVA, Tamires Cavalheiro da et al. Fatores sociodemográficos e clínicos associados à ansiedade em mulheres hipertensas: estudo transversal. Acta Paulista de Enfermagem, v. 36, 2023.
TAVARES, Darlene Mara dos Santos et al. Idosos com e sem hipertensão arterial: comportamentos e condições de saúde. Rev. enferm. UERJ, p. e66471-e66471, 2022.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).