ENTRE O FEMINISMO E O MITOLÓGICO: A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM CONTOS DE MÁRCIA DENSER

  • Mirian Cardoso da Silva Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Wilma dos Santos Coqueiro Universidade Estadual do Paraná
  • Diego Luiz Miiller Fascina Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil

Resumen

A coletânea de contos Diana Caçadora (1986), de Márcia Denser, coloca em cena uma personagem envolta em erotismo, desejo de entender a si mesma e imersa no universo urbano contemporâneo. Diana é uma figura feminina que se interessa em experimentar uma nova liberdade que começa a ser possível à mulher, enquanto lida com as angústias de viver em uma sociedade na qual permanece ainda resquícios do patriarcalismo. À luz de obras teóricas a respeito da representação arquetípica mitológica e da construção de identidades no contexto da pós-modernidade, este artigo tem por objetivo analisar como ocorre a subversão dos valores, a construção de identidade e a relação da protagonista com o mito greco-romano Diana/Ártemis, deusa da caça e da virgindade.

Biografía del autor/a

Mirian Cardoso da Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Letras - UNESPAR/Fecilcam. Fez especialização em Estudos Literários na UNESPAR/Campus de Campo Mourão; É mestre pela Universidade Estadual de Maringá - (UEM); Doutoranda em Letras, área de concentração Estudos Literários - UEM. Atualmente participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura - GEPEDIC (UNESPAR); Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (UNB) e Literatura de Autoria Feminina Brasileira - LAFEB (UEM).

Wilma dos Santos Coqueiro, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Letras, área de concentração Estudos Literários (UEM). Docente do colegiado de Letras UNESPAR/Campus de Campo Mourão.

Diego Luiz Miiller Fascina, Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil

Faz Pós-Doutorado em Ciências da Linguagem pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina).  Atualmente é professor do Unicesumar - Centro Universitário de Maringá.

Citas

BATAILLE, Georges. O Erotismo. Tr. Antonio de Carlos Viana. – Porto Alegre: L&M, 1987.

BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

BOLEN, Jean Shinoda. As deusas e a mulher: nova psicologia das mulheres. Tradução Maria Lydia Remédio - revisão Ivo Storniolo - São Paulo : Paulus, 1990.

BRANDÃO, Isabel. Arquétipo femininos em The Rainbow e Women in love, de D. H Lawrence. In. FUNCK, Suzana Borneó, org. Trocando ideias sobre a mulher e a literatura. Florianópolis: 1994.

BRANDÃO, Junito de Sousa. Mitologia grega. V.1 Rio de Janeiro: Petrópolis, 1986.

DENSER, Márcia. Diana Caçadora. São Paulo: Global, 1986.

DENSER, Márcia. O Quinto Elemento. In: RUFFATO, Luiz (org.). Tarja Preta. Rio de Janeiro: 2005.

FREUD, Sigmund. Totem e Tabu e Outros Trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

JUNG, Carl G. The theory of psychoanalysis, Psychoanalytic Review, 1913: 1, 1-40

HACQUARD, Georgs. Dicionário da mitologia grega e romana. Rio Tinto: 1996

KAUSS, Vera Lucia T. A transgressão na construção da identidade feminina: Leitura de Diana Caçadora, de Márcia Denser. In: CUNHA, Helena Parente, org. Desafiando o cânone: aspectos da literatura de autoria feminina na prosa e na poesia (anos 70/80). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, p. 99-108.

LEJEUNE, Philippe. L'autobiographie en France. 2. ed. Paris : Armand Colin, [1971]

PARIS, Ginette. Meditações pagãs: Os Mundos de Afrodite, Ártemis e Héstia Tradução: Sonia Maria Caiuby Labate 1994. Petrópolis: Vozes Ltda

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópoles: Vozes, 2000.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópoles: Vozes, 2000.
Publicado
2019-04-03