SMART CONTRATS E A TEORIA GERAL DOS CONTRATOS

Resumen

A partir da criação das criptomoedas, a tecnologia blockchain ganhou visibilidade enquanto forma de proporcionar confiabilidade, segurança, privacidade, disponibilidade e transparência nas relações sociais, inclusive as econômicas. Um dos desdobramentos dessa transformação são os Smart Contracts ou contratos inteligentes. Trata-se de contratos digitais construídos em um código de computador e armazenados no blockchain, autoexecutáveis, de caráter descentralizado, e que prezam pela praticidade, redução de custos e pelo anonimato. Diante disso o trata da origem histórica e a evolução conceitual dos contratos inteligentes, apresentar as principais características dessa tecnologia, analisa, a partir da legislação pertinente aos contratos e da doutrina, se eles podem ser considerados um tipo específico de contrato, bem como as possíveis aplicações dessa tecnologia.

Biografía del autor/a

Gabriel de Oliveira Cavalcanti Neto, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Mestrando pela Universidade Católica de Pernambuco, Pós-graduado em Direito Digital pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Pós-graduado em Direito Eleitoral pela Escola Judicial Eleitoral de Pernambuco/Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Citas

BRAGA, Alexandre Melo. Tecnologia Blockchain: fundamentos, tecnologias de segurança e desenvolvimento de software. Campinas: CPQD. Disponível em: https://www.cpqd.com.br/wpcontent/ uploads/2017/09/whitepaper_blockchain_fundamentos_tecnologias_de_seguranca_e_desenvolvimento _de_softwar_FINAL˙pdf. Acesso em 12 abril de 2021.
DIGIDAY. How blockchain is used in media and advertising. Disponível em: https://digiday.com/marketing/cheatsheet-blockchain-media-advertising/. 2017. Acesso em 22 de abril de 2021.
DIVINO, Sthéfano Bruno Santos. SMART CONTRACTS: CONCEITOS, LIMITAÇÕES, APLICABILIDADE E DESAFIOS. ,Juris Plenum / Editora Plenum . Ano XV, n. 87 (maio/jun. 2019). Caxias do Sul, RS: Editora Plenum, 2019.
HONORATO, Isac. COINTIME. O que é Bitcoin? Qual a cotação e como funciona o Bitcoin. 2018. Disponível em: https://cointimes.com.br/o-que-e-bitcoin-cotacao-e-como-funciona/. Acesso em 22 de abril de 2021.
MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor – o novo regime das relações contratuais. 8. ed., rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.
ORLANDO, Gomes. CONTRATOS. 19ª E. São Paulo: Forense. 2020.
ROPPO, Enzo. O Contrato. Coimbra: Almedina. 2009.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato Social. 3.ed. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
ROUSSEAU, J-J., O contrato social e outros escritos, São Paulo: Cultrix, 1980.
SANTT, Adam; GRIGG, Ian. 2018. Legal analysis of the governed blockchain. Norton Rose Fulbright.2018. Disponível em: ihttp://www.nortonrosefulbright.com/knowledge/publications/167968/legal-analysis-of-the-governed-blockchain. Acesso em 12 de maio de 2021.
SWAN, Melanie. Blockchain: Blueprint for a new economy. Sebastopol: O‘Reilly, 2015.
THEODORO JÚNIOR, Humberto. Direitos do consumidor: a busca de um ponto de equilíbrio entre as garantias do Código de Defesa do Consumidor e os princípios gerais do direito civil e do direito processual civil. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
VENOSA, Silvio. DIREITO CIVIL: CONTRATOS. 21ª Ed. São Paulo: Atlas. 2021.
FÍUZA, César. DIREITO CIVIL: Curso Completo. São Paulo: D’plácido. 2021.
Publicado
2024-10-15
Sección
Artigos