DISCURSO E REPRESENTAÇÃO DA FIGURA FEMININA DA SECRETÁRIA EXECUTIVA NAS TELENOVELAS DA REDE GLOBO
Resumen
Este artigo tem como objetivo geral analisar a representação da figura feminina construída pela telenovela da Rede Globo da profissional de secretariado executivo. O aporte teórico metodológico está pautado na ciência linguística com vertente na análise crítica do discurso e discurso imagético-verbal. A constituição do corpus deu-se por meio do levantamento de dados no site de arquivos “Globo memória” das Organizações Globo, a seleção da novela foi feita com recorte temporal a partir do ano de 1985, data da regulamentação da profissão de secretariado. Os resultados mostram a descaracterização da imagem da profissional secretária executiva e ainda identifica o fortalecimento de estereótipos não condizentes com a imagem da profissional de secretariado executivo. Conclui-se que a propagação de imagens ideológicas distorcidas da realidade do profissional de secretariado executivo dissemina estigmas sociais.
Citas
BRASIL. Lei Federal nº 7.377/1985, de 30 de setembro de 1996. Dispõe sobre o Exercício da Profissão de Secretário, e dá outras Providências. Diário Oficial da União, ano 1996, n. 9.261. Brasília, 1985.
CARVALHO, Antônio. Pires. Manual do secretariado executivo. São Paulo: D’ Livros Editora, 1998.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. Tradução de Paulo Neves. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Traduzido por Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FAIRCLOUGH, Norman. El análisis crítico del discurso como método para la investigación en ciencias sociales. In: WODAK, Ruth.; MEYER, Michel. (org.). Métodos de análisis crítico del discurso. Barcelona: Gedisa, 2003. p. 179-203.
FENASSEC. Federação Nacional das Secretárias e Secretários. Disponível em:
GLOBO. Memória Globo. Disponível em:
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. As representações sociais, v. 17, n. 44, p. 1-21, 2001.
LOPES, Maria Immacolata Vassalloet et al. A telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. Revista Comunicação & Educação, n. 26, p. 27-34, 2003.
MEYER, Michel. Entre la teoría, el método y la política: la ubicación de los enfoques relacionados con el ACD. In: WODAK, R.; MEYER, M. (org.). Métodos de análisis crítico del discurso. Barcelona: Gedisa, 2003, p. 35-59.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 6.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
NATALENSE, Liana. A secretária do futuro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.
PEREIRA, Germana da Cruz. As representações do gênero feminino no seriado televisivo a grande família: uma análise crítica do discurso imagético-verbal. 2014. 155 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
REDE GLOBO. Guia ilustrado TV Globo: novelas e minisséries / Projeto Memória Globo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
VALE Tudo. Direção-geral: Dennis Carvalho. Direção: Ricardo Waddington. e Paulo Ubiratan. Produção: Maristela Velloso. Roteiro: Gilberto Braga. Aguinaldo Silva. e Leonor Bassères. Rio de Janeiro: Rede Globo de Televisão, 1988-1989.
VAN DIJK, Teun. Adrianus. Discurso e poder. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).