OS DESAFIOS DA TRANSIÇÃO DA MODALIDADE PRESENCIAL PARA A NÃO PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR DE PROJETO DE PRODUTO DE MODA

Resumen

O presente artigo pretende mostrar como ocorreram as adaptações no ensino de disciplinas presenciais para modo online em algumas disciplinas práticas no ensino superior. Trata-se de cursos de moda, especificamente unidades curriculares que abordam desenvolvimentos de produtos de vestuários. Nesses cursos, a maioria das disciplinas, normalmente, são ministradas de forma presencial. No início do ano de 2020, com a pandemia de COVID-19, devido ao isolamento social que todos tiveram que cumprir, vários cursos, em caráter emergencial, continuaram com suas aulas de forma não presencial, porém era imprevisível o período que a pandemia iria durar, então, prosseguir com as aulas a distância foi a solução encontrada pela maioria das instituições de ensino. No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) formalizou um parecer regulamentando as aulas a distância com uso de tecnologias digitais. Portanto esta pesquisa pretende investigar a importância do uso de tecnologias digitais nas aulas de modelagem de vestuário a distância,   visando entender como as disciplinas práticas, como modelagem de vestuário, que são desenvolvidas em laboratórios, podem ser adequadas para as modalidades do ensino a distância. Para tanto, pretende-se apresentar e analisar teorias que fundamentem como os recursos tecnológicos digitais podem ajudar na concretização dessas aulas na modalidade do ensino a distância, por meio de pesquisa bibliográfica, através de artigos e livros sobre o tema proposto e uma entrevista com professores e alunos sobre experiências vivenciadas nesse contexto. Ratificando a possiblidade de se realizar as aulas de modelagem do vestuário de forma online.

Biografía del autor/a

Marilene Machado de Andrade Rocha, Centro Universitário no Rio de Janeiro (UniCarioca)

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca-UniCarioca; Especialista em Docência Superior pela Universidade Gama Filho-RJ; Graduada em Tecnologia de Produção de Vestuário pela Faculdade SENAI CETIQT. Atuando como Professora nos cursos Bacharelado em Design de Moda e Pós graduação nas áreas de desenvolvimento de produtos de vestuário. Desenvolvendo pesquisas com foco em Sustentabilidade, na Instituição de Ensino SENAI CETIQT - RJ.

Victor Gonçalves Glória Freitas, Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

Doutor em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ; Mestre em Ciências Nucleares pelo IEN/CNEN; Físico pela Universidade Federal Fluminense; Docente do Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação do Centro Universitário Carioca- UniCarioca.

Citas

Referências
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Publicado
2024-10-15
Sección
Artigos