CENSURA/CONTROLE A LIVROS INFANTIS NO BRASIL DE 2016 - 2020

Palavras-chave: Literatura. Literatura Infantil. Censura. Educação Infantil. Controle.

Resumo

Objetivou-se caracterizar casos de censura/controle à literatura infantil no Brasil entre 2016 e 2020. A circulação e disseminação de informações, por meios digitais, juntamente à chegada da chamada “onda conservadora” (ALMEIDA, 2019), faz com que avaliações de livros infantis ganhem destaque. Apresentam-se casos de censura/controle a livros de literatura infantil no Brasil; caracterizam-se os contextos nos quais ocorrem; analisam-se os critérios, os métodos empregados, os agentes, as motivações e suas repercussões. Para cumprir seu objetivo, realizou-se pesquisa documental, por meio de buscas a documentos disponíveis na hemeroteca digital, entre outras fontes. A análise dos casos encontrados sugere que os atos de censura a livros ou a histórias infantis guardam relação com uma determinada concepção de infância e de literatura. Predomina a ideia de que a mente infantil é facilmente moldada e que a literatura é uma forma muito eficaz para controlá-la.

Biografia do Autor

Camila Souza Petrovitch, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Leitura e Escrita na Primeira Infância - LEPI da Faculdade de Educação da UFMG. Professora da rede privada de Belo Horizonte. 

Mônica Correia Baptista, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Espanha. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Leitura e Escrita na Primeira Infância (LEPI) da Faculdade de Educação da UFMG. 

Alessandra Latalisa de Sá, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Associada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC/MG, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Leitura e Escrita na Primeira Infância (LEPI) da Faculdade de Educação da UFMG. 

 

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Publicado
2023-05-16