CENSURA/CONTROLE A LIVROS INFANTIS NO BRASIL DE 2016 - 2020
Resumen
Objetivou-se caracterizar casos de censura/controle à literatura infantil no Brasil entre 2016 e 2020. A circulação e disseminação de informações, por meios digitais, juntamente à chegada da chamada “onda conservadora” (ALMEIDA, 2019), faz com que avaliações de livros infantis ganhem destaque. Apresentam-se casos de censura/controle a livros de literatura infantil no Brasil; caracterizam-se os contextos nos quais ocorrem; analisam-se os critérios, os métodos empregados, os agentes, as motivações e suas repercussões. Para cumprir seu objetivo, realizou-se pesquisa documental, por meio de buscas a documentos disponíveis na hemeroteca digital, entre outras fontes. A análise dos casos encontrados sugere que os atos de censura a livros ou a histórias infantis guardam relação com uma determinada concepção de infância e de literatura. Predomina a ideia de que a mente infantil é facilmente moldada e que a literatura é uma forma muito eficaz para controlá-la.
Citas
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