TRANSGRESSÕES E (RE)INVENÇÕES DO CORPO INFANTIL NA SÉRIE “A.J AND THE QUEEN”: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS PARA NINAR GENTE GRANDE

Palavras-chave: Educação. Estudos de Gênero. Comunidade LGBTQIA . Infâncias.

Resumo

Esta pesquisa visou investigar como o corpo infantil é representado na série de comédia dramática intitulada “A.J And The Queen”, produzida e distribuída na plataforma de streaming da Netflix. Utilizamos a abordagem qualitativa para analisarmos o material audiovisual que é o nosso objeto de estudo. Como resultado, encontramos uma inversão de estratégia cenográfica que educa adultos e, ao mesmo tempo, crianças sobre temas relacionados a gênero, sexualidade e desigualdades sociais dos mais diversos tipos.

 

Biografia do Autor

Jonas Alves da Silva Junior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (FE/USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) e da graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É líder do LEGESEX - Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (UFRRJ/CNPq). 

Leandro Rodrigues Nascimento da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Graduando de Letras - português/literaturas da UFRRJ. Membro-pesquisador do Laboratório de Estudos de Gêneros e Sexualidades (LEGESEX). 

Eliezer Gonçalves Cordeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Graduando em Licenciatura em Educação do Campo e membro-pesquisador do Laboratório de Estudos de Gêneros e Sexualidades (LEGESEX).

Referências

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Publicado
2023-05-16