O USO DE MESAS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS AUTISTAS
Resumen
A massificação das tecnologias, abrangendo cada vez mais instituições e população em geral, originou uma aproximação da informação e do conhecimento as pessoas, permitindo um novo olhar para esta área, para as novas tecnologias e para o seu uso. Na área da educação, a tecnologia tem sido de grande valia, pois auxilia significantemente no processo de ensino e de aprendizagem. Em um contexto em que há alunos autistas, a tecnologia tem se tornado uma importante aliada nesse processo. Frente ao referido contexto, o presente estudo tem como escopo discorrer a respeito do uso da tecnologia no processo de ensino e de aprendizagem para esse grupo de discentes. Para melhor entendimento do assunto, foca-se exclusivamente na utilização da mesa educacional como ferramenta tecnológica que tem como base uma maior abertura na facilitação de alunos autistas durante o seu desenvolvimento didático no espaço escolar. Na metodologia, trata-se de uma revisão bibliográfica com base em livros, artigos científicos e legislação pertinente ao tema. A busca foi realizada por meio do site de busca Google Acadêmico, Scielo, dentre outros, tendo como critérios de inclusão trabalhos publicados entre os anos de 2017 e 2021, nos idiomas inglês e português. Nos resultados, ficou evidente que a mesa educacional pode contribuir no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Essa ferramenta possui alguns recursos que procuram despertar a curiosidade de saber o que irá aparecer após uma ação (como o clique do mouse) e que relações poderão ser feitas a partir de situações de desafios.
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