ENVELHECIMENTO. AVOSIDADE . INTERGERACIONALIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Resumen

A longevidade humana suscita novos desafios à estrutura social e familiar da população brasileira. A avosidade, indicada como laço de parentesco, que agrega as funções maternas e paternas, se diferencia, desempenhando papel fundamental na formação do sujeito. O objetivo da pesquisa é evidenciar artigos científicos publicados sobre a relação intergeracional de avós e seus netos na contemporaneidade do século XXI. Para ser avó e avô, não se exige idade cronológica, nem mesmo ter grande influência social. Avosidade é determinante na estrutura psíquica da pessoa humana, na qual aparecem os processos de transmissão entre gerações tidos como inconscientes e constituintes de subjetividade. Pessoas que compartilham o mesmo espaço familiar e local apropriado para o processo de transmissão das gerações transgeracional, lugar que intercorre formas de identificar elo entre geriatria e gerontologia, desfrutam de forte influência intergeracional. A ciência aponta que crianças que vivem mais próximas de seus avós criam vínculos mais efetivos e sólidos, são mais inteligentes e sociáveis. A respeito da grandeza contextual   e enriquecedora da intergeracionalidade e das relações entre as gerações de avós e netos, buscou-se artigos científicos, livros e resumos publicados nas últimas três  décadas, de 1980 a 2021, tendo como base de dados GOOGLE, SCIELO, LAILAS, em que se elegeu 6 artigos, inserindo critérios de inclusão que compuseram o trabalho final sobre avosidade e laços de parentalidade materna e paterna como papel determinante para a formação de sujeito por meio da revisão integrativa da literatura brasileira. Dessa forma, conclui-se que há necessidade de aprofundar o estudo sobre avosidade e expandir a pesquisa sobre o tema no meio acadêmico.

 

Biografía del autor/a

Lizete de Sousa Coelho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal do Tocantins. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Paraíso do Tocantins.

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialista em Didática Universitária pela Universidade Católica Dom Bosco. Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco. 

Luiz Sinésio Silva Neto, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor. Docente Adjunto do Curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordenador e docente do Programa Universidade da Maturidade (UMA).

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Publicado
2024-04-22