ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO DOCUMENTO CURRICULAR DO TOCANTINS: CONCEPÇÕES DAS HABILIDADES NO COMPONENTE LÍNGUA PORTUGUESA ANOS INICIAIS
Resumen
O artigo investiga a perspectiva da alfabetização e/ou letramento de habilidades do componente de Língua Portuguesa do Documento Curricular do Tocantins. A pesquisa integra-se à abordagem qualitativa, de procedimento documental. A investigação faz um recorte das habilidades selecionadas do componente língua portuguesa nos anos iniciais para esta análise. A análise apresenta quais concepções de alfabetização e letramento estão sendo contempladas no documento e seus potenciais reflexos no ensino. Os achados da pesquisa apontam que, apesar de algumas habilidades analisadas do Documento Curricular do Tocantins apresentarem a perspectiva da alfabetização, em tais artefatos é possível identificar uma orientação pedagógica para o trabalho com o letramento, na concepção que é esperada para os anos iniciais.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2017.
BRITO, L. P. L. Letramento e Alfabetização: implicações para a Educação Infantil.In:FARIA, Ana LúciaGoubart e MELLO,Suely Amaral(orgs). O mundo da escrita no universo da pequena infância. Campinas,SP:autores Associados, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à Prática educativa. 30ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
MORAIS, ARTUR GOMES. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012
SILVA, W. Estudos do letramento do professor e formação inicial nos estágios supervisionados das licenciaturas. In: SILVA, W. R. (Org.). Letramento do professor em formação inicial: interdisciplinaridade no estágio supervisionado da licenciatura. Campinas: Pontes, 2012. p. 27- 49.
SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte, Autêntica, 1998 UNESCO, 1958, P,4.
SOARES, M. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Educação e Sociedade Campinas, v.23, n.81, dez, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141324782006000300006&lang=pt. Acesso em:14 jun. 2022.
TOCANTINS. Documento Curricular do Tocantins: Língua Portuguesa. Anos iniciais. Palmas: Seduc, 2019.
WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Ática, 2000.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).