NOTAS DA PSICANÁLISE SOBRE O USO NO NOME SOCIAL NA EDUCAÇÃO: CHAMA-ME PELO MEU NOME

Resumen

Observando os pressupostos teóricos psicanalíticos sobre o Inconsciente transferencial e o inconsciente real na Educação e nas escolas, emergiu forte inquietação sobre as relações de gênero no campo educativo onde culminou na produção deste manuscrito. Indo direto ao ponto, foi necessário responder a seguinte pergunta: existe base psicanalítica para refletir a respeito da trans(sexualidade)? Como dissertar sobre um tema considerado “sensível” de se abordar dentro e fora do campo escolar onde existe certo tensionamento com implicações que possibilitem um diálogo produtivo na contemporaneidade? Este manuscrito deseja refletir acerca destes fenômenos.

 

Biografía del autor/a

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)

Psicanalista. Licenciado  em Pedagogia. Membro da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade USP/IEA. Sócio da SBPC Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 

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Publicado
2024-04-22