FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A GESTÃO FITNESS

Resumen

 

 

Biografía del autor/a

Ana Paula Amaral Chaves, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UniFOA). Especialista em abertura de empresas no setor fitness.

Marcelo Paraiso Alves, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Doutor em Educação pela UFF. Docente do Programa de Mestrado Profissional de Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UniFOA). 

Citas

ARAÚJO, M. R. M. et al. Preferência por tipos de liderança: um estudo em empresa sergipana do setor hoteleiro. Estudos de Psicologia, v. 18, n. 2, p. 203–211, jun. 2013.

BARROSO, D. V. Teoria da Contabilidade. 1. ed. Salvador: UFBA, Faculdade de Ciências Contábeis, 2018.

BRASIL, A. et al. Plano de negócio: uma ferramenta com múltiplas aplicações. [s.l.], 2016.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 27 de dezembro de 1961, p. 11429. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2021.

CÁRDENAS, A. R. A atuação de gestores esportivos e a formação, relacionada à gestão, oferecida em cursos de graduação em Educação Física. 143 f. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 07, de 31 de março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Educação Física, em nível superior de graduação plena. Brasília, 2004.

CONFEF. Estatuto do Conselho Federal de Educação Física. Diário Oficial da União, n. 237, Seção 1, p. 137-143, 2010. Disponível em: . Acesso em: 6 out. 2020.

CAMILO, E. G.; SILVA, C. R. O uso da contabilidade gerencial para auxílio no processo decisório: um estudo de caso nas micro e pequenas empresas da cidade de Montes Claros de Goiás. Revista de Estudos Interdisciplinares do Vale do Araguaia - REIVA, v. 3, n. 01, p. 21–21, 2020.

DOMINGUES FILHO, L. A. Como montar e administrar um estúdio de personal training. São Paulo: Lura, 2017.

CORRÊA, L. Qual o papel do contador nos dias atuais? Jornal Contábil, set. 2018. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2021.

COUTO, F. A. V. A Gestão do Fitness no Solinca Health & Fitness Rio Tinto. 159 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Desportiva), Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Cidade do Porto, 2019.

FERNANDES, D. V. H.; SANTOS, C. P. As consequências comportamentais da insatisfação dos clientes. Revista de Administração Contemporânea, v. 12, p. 147–174, 2008.

FREITAS, R. G.; COELHO, H. R. Recentes Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Educação Física e disruptura na formação: apontamentos preliminares. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 17, n. 1, p. 245-253, 2019.

FIA. Mercado fitness: evolução, desafios e tendências para 2021. Portal FIA, 2021. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2021.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais. Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1989a.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 15ª ed. São Paulo: Pearson Universidades, 2014.

LAURENTINO, A. J. et al. A importância da contabilidade gerencial para as micro e pequenas empresas no século XXI no Brasil. 76 f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis), FAE Centro Universitário, Curitiba, 2008.

LEDA, P.; MARCIO, B. A nova Contabilidade Social: uma introdução à Macroeconomia. São Paulo: Saraiva Educação S.A., 2020.

LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços, Marketing e Gestão. São Paulo: Saraiva, 2001.

MARQUES, J. R. Entenda o que é Gerenciamento de Rotina e como implementar o conceito na sua gestão. d, 2019. Disponível em: . Acesso em: 2 jul. 2021.

MINAYO, M. C. S.; COSTA, A. P. Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, v. 40, n. 40, p. 139-156, 2018.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CFE. Resolução nº 3, de 16 de junho de 1987. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados nos cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e/ou Licenciatura Plena). Brasília, DF, 1987. Disponível em: . Acesso em: 5 out. 2020.

MONTEIRO, A. P. S. O Processo de Fidelização de Clientes. 91 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial), Universidade Europeia, Lisboa, 2016.

NAVAJAS, P. F. A Gestão de Relacionamento com os Clientes (CRM) como Ferramenta de Marketing. Revista Acadêmica Integra/Ação, v. 1, n. 1, p. 75–84, 2017.

OLTRAMARI, M. S. A contabilidade como ciência social: uma análise das vertentes de estudo através da pesquisa bibliométrica nos trabalhos de conclusão de curso na década de 2005 a 2014. 68 f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis), Curso de Ciências Contábeis, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2015.

PRONI, M. W. Universidade, profissão Educação Física e o mercado de trabalho. Motriz. Revista de Educação Física. UNESP, v. 16, n. 3, p. 788–798, 12 abr. 2010.

RAMALHO, C. C.; CARDOSO, F. D. S. A trajetória das diretrizes curriculares nacionais do curso de Educação Física. Revista Prâksis, v. 3, 2020.

RIBEIRO, O. M. Contabilidade básica. 4ª ed. São Paulo: Saraiva Educação S.A., 2017.

RIES, E. O estilo startup. Como as empresas modernas usam o empreendedorismo para transformar e crescer. Rio de Janeiro: Leya, 2019.

RODRIGUES JÚNIOR, J. C. Quero abrir um negócio! Por onde devo começar? Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2021.

ROSSI, F.; HUNGER, D. A. C. F. Formação acadêmica em Educação Física e intervenção profissional em Academias de Ginástica. Motriz, Rio Claro, v.14 n.4, p.440-451, out./dez. 2008.

SANTOS, C. M. Perfil da gestão de negócio do personal trainer em estúdios de Curitiba/PR. 99 f. TCC (Graduação em Educação Física), Departamento Acadêmico de Educação Física, Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2019a.

SANTOS, J. Gestão Operacional - 5 passos para aplicar no seu negócio. Certificação ISO, 2019b. Disponível em: https://certificacaoiso.com.br/gestao-operacional-5-passos-para-aplicar-no-seu-negocio-simplificando-a-gestao/

SEBRAE/RJ. Quais os problemas mais comuns ao iniciar um negócio? Portal SEBRAE, 2016. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2021.

SENNETT, R. O Artífice. 2ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.

SILVA, A. M.; BEDOYA, V. A. M. Formación Profesional en Educación Física en América Latina: Encuentros, Diversidades y Desafios. [s.l.] editora Paco, 2015.

SILVA, O. DA. Personal trainer: domínio percebido sobre as competências profissionais. 32 f. TCC, Artigo (Graduação em Educação Física), Curso de Educação Física, Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, 2018.

SOUZA, L. B. DE; KNORR, M. L. Perfil e forças mentais dos gestores de academias da grande Florianópolis. 14 f. TCC, Artigo (Graduação em Educação Física), Curso de Educação Física, Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, 2017.

VICELLI, B.; TOLFO, C. Um estudo sobre valor utilizando o Business Model Canvas. Revista Espacios, v. 38, 2017.
Publicado
2023-02-27