O GRUPO DE ESTUDOS EPISTEMOLOGIAS NEGRAS E OS DESAFIOS ANTIRRACISTAS NO ESPAÇO ACADÊMICO

Resumen

Este relato de experiência objetiva apresentar o Grupo de Estudos Epistemologias Negras (GEEN), que, em termos gerais, estuda o pensamento, ação e vida de autoras e autores negros(as) estando vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Pernambuco (NEAB-UFPE). Há, também, no presente texto, a discussão dos métodos utilizados pelos mediadores do grupo diante do atravessamento da pandemia de coronavírus e da necessidade da existência e manutenção de grupos como este, tendo em vista o exacerbado eurocentrismo e narrativas centradas em homens brancos na universidade. Por fim, destaca-se, ainda, o ponto de vista de participantes de diferentes estados do Brasil que enriqueceram de diversas maneiras o diálogo no grupo.

Palavras-chave: Relato de Experiência. Grupo de Estudos Epistemologias Negras (GEEN). Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB). Autores negros. Eurocentrismo.

Biografía del autor/a

Graziella Fernanda Santos Queiroz, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestra em História e licenciada em História pela mesma Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Maxuel de França Lima , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Licenciado em História pela Universidade Federal de Pernambuco.

Citas

EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Rio de Janeiro: Pallas.2017.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Bahia: EDUFBA, 2008.

GONZALEZ, Lélia.2020. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio Janeiro: Zahar. 375 pp.

JESUS, Maria Carolina de. Quarto de Despejo. Diário de uma favelada. Edição comemorativa. São Paulo: Editora Ática, 2020.

MOURA, Clóvis. Sociologia do Negro Brasileiro. São Paulo: Editora Ática, 1988. 250p.

RATTS, Alex. Eu sou atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz do Nascimento. São Paulo: IMESP, 2007.
Publicado
2023-12-21