A CRIATIVIDADE COMO MEIO PARA O DESENVOLVIMENTO DOS NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL

Resumen

Os NIS são empreendimentos criados com o propósito de resolver problemas sociais, aliando iniciativas economicamente rentáveis com a busca pela resolução de problemas socioambientais, este modelo de empreender difere dos modelos tradicionais. Neste aspecto, a relação de NIS, Inovação Social e criatividade é debatida como um enorme potencial para mudanças sociais, através da criatividade e da Inovação Social é possível buscar a redução da exclusão e de conflitos sociais. Para tanto, este artigo possui como objetivo geral identificar os aspectos criativos relacionados ao desenvolvimento dos NIS. Assim, foi realizado um estudo de caso, com triangulação de dados, de natureza qualitativa e descritiva. Já no trabalho, a colaboração está presente e permite que novos modelos sapatos sejam confeccionados, esta colaboração é o que permite um alto engajamento entre os atores. A criatividade emerge dos trabalhos em grupo que são realizados, principalmente com o modelista, que ajuda no processo para confecção do calçado. Como contribuições, a pesquisa aprofunda a relação entre criatividade e NIS, permitindo identificar fatores, como as relações humanas como viabilizadoras para inspiração na criatividade e consequentemente fonte para criação dos negócios.

Biografía del autor/a

Nathan Pedroni de Oliveira, Universidade Feevale

Mestrando em Administração pela Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor em Comunicação. Professor na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural. Professor na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Paola Schmitt Figueiró, Universidade Feevale

Doutora em Administração. Professora na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Citas

AMABILE, T. M. The social psychology of creativity: A componential conceptualization. Journal of personality and social psychology, v. 45, n. 2, p. 357, 1983.

AMABILE, T. M. Entrepreneurial creativity through motivational synergy. The journal of creative behavior, v. 31, n. 1, p. 18-26, 1997.

ANDRÉ, I.; ABREU, A. Dimensões e espaços da Inovação Social. Finisterra, v. 41, n. 81, 2006.

ANDRÉ, I. et al. Learning for and from the city: the role of education in urban social cohesion. Belgeo. Revue belge de géographie, n. 4, 2012. DOI: 10.4000/ belgeo.8587.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3ª reimp. da 1ª ed. São Paulo: Edições, v. 70, 2016.
BATAGLIN, J. C. et al. Inovação Social: um Estudo da Publicação Científica Internacional por meio da Análise de Redes. BBR. Brazilian Business Review, v. 18, p. 450-467, 2021.

BEZERRA-DE-SOUSA, I. G.; SEGATTO, A. P.; MORAIS-DA-SILVA, R. L. As Fases do Processo de Inovação Social: um estudo no contexto dos negócios de impacto. In: XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018. 2018. Cidade: Curitiba/PR.
BIGNETTI, L. P. As inovações sociais: uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa. Ciências Sociais Unisinos, v. 47, n. 1, p. 3-14, 2011.

COMINI, G. M.; FISCHER, R. M.; D'AMARIO, E. Q. Social business and social innovation: the Brazilian experience. Innovation & Management Review, 2021.

CÓRDOBA-PACHÓN, J. R. et al. Systemic creativities in sustainability and social innovation education. Systemic Practice and Action Research, v. 34, n. 3, p. 251-267, 2021.

CORREIA, S. É. N.; BATISTA, L. F.; OLIVEIRA, V. M. de O. Ecossistemas de Inovação Social e a Construção de Capacidades Coletivas: Uma Análise do Projeto Litro de Luz. In: XLIII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2019. 2019. Cidade: Curitiba/PR.

GARCÍA, M.; EIZAGUIRRE, S.; PRADEL, M. Social innovation and creativity in cities: A socially inclusive governance approach in two peripheral spaces of Barcelona. City, Culture and Society, v. 6, n. 4, p. 93-100, 2015.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008.

HOWALDT, J. et al. Mapping the World of Social Innovation: A global comparative analysis across sectors and world regions. Social Innovation: Driving Force of Social Change, 2016.

JU ROMANO. Sapatos de impacto: 7 marcas nacionais que você precisa conhecer! Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2022.

DE MEDEIROS, C. B.; GÓMEZ, C. R. P. A Disseminação de uma Iniciativa de Inovação Social. In: XLII Encontro da ANPAD - EnANPAD 2018. 2018. Cidade: Curitiba/PR.

METRÓPOLES. Diversão e arte: conheça seis marcas brasileiras com calçados diferentões. Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2022.

MONTEIRO, A. o que é a Inovação social? maleabilidade conceitual e Implicações práticas. Dados, v. 62, 2019.

MULGAN, G. The process of social innovation. innovations, v. 1, n. 2, p. 145-162, 2006.

MUZZIO, H.; PAIVA JÚNIOR, F. Organizational creativity management: discussion elements. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, p. 922-939, 2018.

MUZZIO, H. Indivíduo, liderança e cultura: evidências de uma gestão da criatividade. Revista de Administração Contemporânea, v. 21, p. 107-124, 2017.

NASTRA SHOES. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2022.

NETO, M. N. F.; CASTRO, J. L. C. FILHO, J. M. S. Autoeficácia, Criatividade e Paixão Empreendedora: Antecedentes da Intenção Empreendedora. In: XLIV ENCONTRO DA ANPAD - EnANPAD 2020. 2020. 2177-2576 versão online.

PATRIOTA, V. K. S. S.; BARROSO, H. C. M. D. P. A Gestão da Criatividade em Empresas de Economia Criativa: Uma Análise sob a Ótica de Gestores em Juazeiro-BA e Petrolina-PE. In: XLIV ENCONTRO DA ANPAD - EnANPAD 2020. 2020. 2177-2576 versão online.

QUINTESSA. Guia para inovar com impacto. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2022.

SEBRAE. 2º Guia Negócios De Impacto: Oferta De Capital. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2022.

SHU, Y.; HO, S.; HUANG, T. The development of a sustainability-oriented creativity, innovation, and entrepreneurship education framework: A perspective study. Frontiers in Psychology, v. 11, p. 1878, 2020.

SILVA, J. M. S. N.; BARROSO, H. C. M. P. Fatores Contextuais que Influenciam a Criatividade Individual em uma Ótica Competitiva: Pontos para um Debate. In: XLI Encontro da ANPAD - EnANPAD 2017. 2017 Cidade: São Paulo/SP.

SILVA, K. M. P. et al. O estudo da criatividade nas organizações a luz da Teoria das Redes Sociais: aproximações teóricas. In: XLIV Encontro da ANPAD - EnANPAD 2020, 2020. 2177-2576 versão online.

SILVA, K. M. P.; ANDRADE, J. A.; LACERDA, C. C. O. A Apropriação da Criatividade nos Estudos Organizacionais: uma Revisão Integrativa e Identificação de Lacunas na Literatura. In: XLIV Encontro da ANPAD - EnANPAD 2020, 2020. 2177-2576 versão online.

SILVA, C. A. G. et al. Proposição de um modelo teórico de Inovação Social para Inclusão de Imigrantes Senegaleses no Mercado de Trabalho Proposition of a theoretical model of social innovation for inclusion of Senegalese immigrants in the labor market. Revista Capital Científico-Eletrônica (RCCҽ)-ISSN 2177-4153, v. 18, n. 2, p. 118-130, 2020.

VIEIRA, G. A.; BARROSO; H. C. M. P. Gestão da Criatividade Organizacional como a Interseção entre Indivíduo, Liderança e Cultura: Um Estudo Acerca de Startups no Agreste Pernambucano. In: XLIV Encontro da ANPAD - EnANPAD 2020, 2020. 2177-2576.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2001.

YOUTUBE. Tech News - semana 36 - Nastra Shoes. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2022.

YUNUS NEGÓCIOS SOCIAIS. O manual do Procurement de Impacto Socioambiental. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2022.

ZARELLI, P. R.; CARVALHO; A. D. P. C.; KOCK; M. L.; OLIVEIRA; L. S. O. Inovação social: Análise em habitats de inovação. Anais do XLIII ENCONTRO DA ANPAD-ENANPAD 2019, 2019.

WOODCRAFT, S. B.; BACON, N., FAIZULLAH, N.; MULGAN, G. (2008). Transformers: How local areas innovate to address changing social needs. Disponível em: . Acesso em: 23 mai. 2022.
Publicado
2024-02-21