O FEMININO NOS CONTOS DE FADAS: UMA ANÁLISE DO LIVRO INFANTIL ATÉ AS PRINCESAS SOLTAM PUM

  • Eduardo Dias da Silva UnB e SEEDF
  • Uelma Alves da Silva UnB
  • Sônia Margarida Ribeiro Guedes UnB e SEEDF
Palavras-chave: Papel social feminino. Livro infantil. Contos de fadas. Contos contemporâneos.

Resumo

O presente artigo busca discutir a representação do papel social feminino na obra Até as princesas soltam pum (2008) escrita por Ilan Brenman e ilustrado por Ionit Zilberman. A personagem Laura faz o questionamento que dá título ao livro infantil e na busca por respostas indaga seu pai que vai à biblioteca onde encontra o livro secreto das princesas no qual temos acesso as histórias dos problemas gastrointestinais e as flatulências das princesas. Trazendo uma perspectiva das princesas, o livro desmitifica a perfeição do papel feminino, muitas vezes, apresentada nos contos de fadas clássicos. Contudo, percebe-se que não há uma mudança na estética das princesas no decorrer da história narrada pela personagem, tais como Branca de Neve, Cinderela e A Pequena Sereia, ao contrário o pai de Laura a adverte de não contar esse segredo para outren. Buscou-se com essa análise apresentar os pontos positivos e negativos dessa revisitação das histórias das princesas pensando o livro infanto-juvenil como um elemento social de leitura, assim como da importância que tais livros exercem no desenvolvimento social das crianças.

Biografia do Autor

Eduardo Dias da Silva, UnB e SEEDF

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLIT/UnB), Mestre pela mesma instituição no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PGLA/UnB) (2014), Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013), Licenciado em Letras - Língua Francesa e respectiva literatura pela Universidade de Brasília (2006) e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA) (2015). Supervisor Acadêmico na área de língua francesa do Programa Permanente de Extensão UnB Idiomas (2009-2014). Pesquisador dos Grupos CNPq FORPROLL e GIEL, membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF). Professor de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF (2014), ministrando aulas de francês língua estrangeira (FLE) no Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho - CILSob/DF (2014-2015). Diretor fundador do Centro Interescolar de Línguas 01 do Paranoá (CIL Paranoá) de 2016 a 2017, pela mesma Secretaria. Tendo a Didática de Línguas, os Estudos sobre Oralidade em Língua Estrangeira, Teorias Curriculares, Ensino e aprendizagem de LE/L2, Práticas de Leitura, os Estudos sobre Gêneros Discursivos/Textuais, os (Multi)Letramentos e Transculturalidade em ambientes de ensino-aprendizagem, bem como a Formação de Professores como norteadoras das atividades e interesses de pesquisa e ensino em perspectiva transdisciplinar com a Linguística, a Linguística Aplicada (Crítica), a Literatura, a Educação e ciências afins. 

Uelma Alves da Silva, UnB

Possui graduação em História pela Universidade de Brasília (2016). Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente no seguinte tema: Revolução Cubana - Cuba - História da América. Cursando Mestrado em História Política pela Universidade de Brasília.

Sônia Margarida Ribeiro Guedes, UnB e SEEDF

Sônia Margarida Ribeiro Guedes é graduada em Letras-Português e respectiva literatura pela Universidade de Brasília (2003) e especialista em Códigos e Linguagens com ênfase no ensino médio(2009). Possui mestrado e doutorado em Linguística também pela Universidade de Brasília (2010-2017). Atua como professora de língua portuguesa e literatura no ensino básico junto à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Possui experiência em docência superior na modalidade presencial e à distância, nas áreas de língua portuguesa e linguística. Presta Consultoria pedagógica em língua portuguesa junto ao Cespe/Cebraspe/UnB. Atua como revisora de textos de trabalhos acadêmicos em todas as áreas do conhecimento. Faz parte do grupo de pesquisa GECAL/UnB/CNPq, na qual compõe o Comitê Gestor.

Referências

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Publicado
2019-10-10
Seção
Artigos