DEVOTOS DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO: DEVOÇÃO E FÉ NO PAGAMENTO DE PROMESSAS DOS TEIXEIRAS (MOSTARDAS/RS)
Resumen
O presente artigo busca trazer à tona algumas reflexões sobre a relação entre as dinâmicas culturais e o Ensaio de Pagamento de Promessas dos Teixeiras de Quicumbi, realizado no quilombo dos Teixeiras, localizado em Mostardas, município do litoral do Rio Grande do Sul. Também objetiva relacionar a importância da memória individual e coletiva para a manutenção e continuidade dos preceitos religiosos, bem como da prática ritualística que envolve o pagamento de promessas. É por meio dos ensinamentos repassados pela oralidade e pela memória dos mais velhos que o Ensaio de Pagamento de Promessas dos Teixeiras de Quicumbi se configura como uma rede familiar ritualística que tem como principal elo a fé e a devoção a Nossa Senhora do Rosário.
Citas
BITTENCOURT, Iosvaldyr Cravalho de. Maçambique de Osório entre Devoção e o espetáculo: não se cala se cala na batida do tambor e da maçaquaia.2066.449f.Tese de Doutorado em Antropologia.Porto Alegre: Universidade Federal do rio Grande do Sul,2006.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979.
CORRÊA, Norton F. O Batuque do Rio Grande do Sul: Antropologia de uma religião Afro-Rio-Grandense. 2. ed. São Luís: Cultura & Arte, 2006.
CÔRTES, J. C. Paixão. Folclore gaúcho: festas, bailes, música e religiosidade rural. Porto Alegre: CORAG, 2006.
DURHAM, Eunice. A dinâmica da cultura: ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
ECLESIASTES (3:4). Bíblia online. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/3. Acesso em: 20 nov. 2015.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1990.
MACIEL, Maria Eunice. Os olhares antropológicos sobre a alimentação: identidade cultural e alimentação. In: CANESQUI, Ana Maria; GARCIA, Rosa Wanda Diez (orgs.). Antropologia e nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005. p. 49-55.
MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
MOTTA, Márcia. História, memória e tempo presente. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 21-36.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992. Disponível em: http://reviravoltadesign.com/080929_raiaviva/info/wp-gz/wp-content/uploads/2006/12/memoria_e_identidade_social.pdf. Acesso em: 20 out. 2014.
SANTOS, Zeloi Aparecida Martins dos. História e Literatura: uma relação possível. Revista Cientifica, p. 1-11, 2001. Disponível em: http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/RevistaCientifica2/zeloidossantos.pdf. Acesso em: 18 ago. 2015.
TURNER, Victor W. O Processo Ritual: estrutura e anti-estrutura. Petrópolis: Vozes, 1974.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).