CONSUMO E PÚBLICOS DE STREAMING EM ARAGUAÍNA-TO: UMA PESQUISA SOBRE OS POSSÍVES PERFIS E PREFERÊNCIAS DOS USUÁRIOS LOCAIS NAS PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS ONLINE EM TEMPOS DE COVID
Resumen
O presente trabalho visa pesquisar sobre o consumo e públicos de streaming na região de Araguaína-TO a partir da elaboração de um formulário online com algumas questões que abordem sobre os possíveis perfis e preferências dos respectivos usuários no que se refere tais plataformas de reprodução audiovisual online. Para o embasamento do trabalho, utilizaremos as leituras de autores como Castells (2003; 2005), Jenkins (2006), Martín-Barbero (2009) e entre outros autores que tematizam sobre consumo e mediação de conteúdos midiáticos na dita contemporaneidade. No caso, objetivamos com tal pesquisa em lócus uma breve noção de quem são esses espectadores e quais suas relações com os serviços de streaming disponíveis no atual mercado. Sendo assim, apresentaremos no texto alguns desses resultados e as devidas análises acerca das respostas registradas no questionário estipulado em estudo.
Citas
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade. In: Magia e Técnica, arte e política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I, 2ª edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 2000.
CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos. Conflitos Multiculturais da Globalização. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.
CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (Orgs.). A Sociedade em Rede: do conhecimento à ação política; Conferência. Belém: Imprensa Nacional, 2005.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CHARLES, Mercedes. Espejo de Venus: una mirada a la investigación sobre mujeres y medios de comunicación. Signo y Pensamiento, n. 28, p.37-50, 1996.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina; JACKS, Nilda. Comunicação e Recepção. São Paulo: Hacker Editores, 2005.
EXAME. (2020, 01 out.). Na pandemia, Netflix cresce e ultrapassa Disney pela quinta vez no ano. Disponível em:
FORBES. (2021, 22 mar.). Um ano depois do início da pandemia, plataformas de streaming contabilizam ganhos. Disponível em: < https://forbes.com.br/forbes-money/2021/03/um-ano-depois-do-inicio-da-pandemia-plataformas-de-streaming-contabilizam-ganhos/>. Acesso em: 01 jun. 2021.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico Brasileiro 2021. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/to/araguaina.html>. Acesso em: 01 jun. 2021.
JACKS, Nilda; TOALDO, Mariângela et al. Juventude e Consumo Midiático: explorações etnográficas em tempos de convergência. In: Anais eletrônicos do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba: Intercom, 2017.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Editora Aleph, 2006.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
MCCRINDLE, Mark; WOLFINGER, Emily. The ABC of XYZ: understanding the global generations. Sydney: UNSW Press Book, 2009. 237p.
MOREL, Leonardo. Os serviços de streaming e os modelos de consumo nos mercados de música, vídeo e editorial.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).