TRABALHO DOCENTE NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: DAS POLÍTICAS À PRÁTICA DE ENSINO

Resumen

Nos últimos vinte anos, houve um processo acelerado de expansão do ensino superior no país provocando alterações significativas nas políticas públicas no que tange a organização, trabalho e carreira docente neste nível de ensino. Diante disso, o presente estudo buscou caracterizar o processo de expansão do ensino superior no contexto da tentativa de reforma da educação superior engendrada nos governos Lula da Silva (2003-2010) e seus rebatimentos no trabalho e prática docentes na Universidade. Para tanto, partiu de um aprofundamento no corpus documental do período citado e se apoiou, ainda, em um levantamento do tipo estado do conhecimento realizado nos Anais da ANPEd com vistas a identificar os rebatimentos das políticas de ensino superior na prática de ensino. Como resultado desse projeto de expansão da educação superior é possível notar os impactos no trabalho e na prática docente, uma acentuada precarização das condições laborais e, ainda, um distanciamento dos espaços de organização de classe.

Biografía del autor/a

Camila Alberto Vicente de Oliveira, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutora em Educação (USP). Docente da Unidade Acadêmica Especial de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade Federal de Jataí – (UFJ). 

Fernando Silva dos Santos, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutor em Educação (UFSC). Docente da Unidade Acadêmica Especial de Educação – Universidade Federal de Jataí – (UFJ). 

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Publicado
2022-05-17