PRECARIZAÇÃO E INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir à precarização e intensificação do trabalho docente que podem implicar na qualidade de vida e na saúde dos professores universitários. A escolha da temática justifica-se por considerarmos que o trabalho docente passou por transformações repercutindo em uma nova lógica nas rotinas acadêmicas, pautada no estímulo à produtividade reproduzindo no âmbito da Universidade às características do trabalho flexível. Quanto ao delineamento metodológico, realizamos análise bibliográfica, abordagem qualitativa e estudo de caso em uma Universidade Pública do interior do estado do Paraná. Realizou-se pesquisa de campo, com aplicação de questionários, por meio do qual obtivemos 94 respondentes. Os resultados mostram que houve intensificação das atividades laborais e de cobranças, resultando em sobrecarga de trabalho, em especial dos professores que atuam em programas de pós-graduação. Identificamos que a falta de políticas de melhoria do trabalho docente tem repercutido no adoecimento e afastamentos dos profissionais.

Biografía del autor/a

Queli Ghilardi Cancian, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestra em Educação pela Unioeste, bolsista CAPES. Membro do grupo de pesquisa Fopecim. 

Juliana Fátima Serraglio Pasini, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Docente na Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. Doutora em Educação pela UNISINOS. Mestre em Educação pela UNIOESTE. Lattes:   ORCID: 

Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Docente na UNIOESTE. Doutor em Educação pela USP. Mestre em Educação pela UFSM. 

Valdecir Soligo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Docente na UNIOESTE. Doutor em Educação pela UNISINOS. Mestre em Educação pela UFP. 

 

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Publicado
2022-05-17