O TRABALHO DOCENTE & UM NOVO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM TEMPOS PANDÊMICOS

Palavras-chave: Trabalho Docente. Construção de Conhecimento. Pandemia.

Resumo

A Covid-19 marcou profundamente a saúde e em espacial a educação com necessidade de muitas reconfigurações no contexto educacional, se readaptar a um novo modelo de fazer e ministrar atividades, bem diferente ao praticado. Mediante esta mudança surge a proposta de investigação deste artigo objetivando analisar o trabalho docente e um novo processo de construção de conhecimento, bem como avaliar o que aprendemos na e com a Pandemia. A investigação foi de enfoque quanti-qualitativa e a pesquisa de tipo exploratória, fazendo uso de instrumentos como questionário on-line do google forms, com o intuito de conhecer o vivenciado pelos docentes. Apurado os dados, foram elaborados tabelas e gráficos para melhor entendimento do investigado. Já o suporte teórico contou com apoio bibliográfico e também com autores que propiciaram a compreensão do tema. Os estudos revelaram que para os docentes o uso dos recursos tecnológicos foi um desafio, já que em sua formação não houve capacitação, evidência ainda mais a desigualdade já existente na educação. Como sugestão enfatiza-se a necessidade de revisão dos currículos de formação dos docentes, e a introdução das tecnologias no currículo escolar buscando, assim, um novo processo de construção de conhecimentos, aos poderes públicos, fica o alerta em aventurar-se um olhar mais dedicado aos problemas que a Pandemia de Covid-19 vieram a evidenciar no processo educacional.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Cabral de Moura, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-doutor em Educação. Docente do Departamento de Educação II e Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica do (PPGEB) da Universidade Federal do Maranhão. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância & Docência-GEPEID. 

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Publicado
2022-06-24