O TRABALHO DOCENTE & UM NOVO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM TEMPOS PANDÊMICOS

Resumen

A Covid-19 marcou profundamente a saúde e em espacial a educação com necessidade de muitas reconfigurações no contexto educacional, se readaptar a um novo modelo de fazer e ministrar atividades, bem diferente ao praticado. Mediante esta mudança surge a proposta de investigação deste artigo objetivando analisar o trabalho docente e um novo processo de construção de conhecimento, bem como avaliar o que aprendemos na e com a Pandemia. A investigação foi de enfoque quanti-qualitativa e a pesquisa de tipo exploratória, fazendo uso de instrumentos como questionário on-line do google forms, com o intuito de conhecer o vivenciado pelos docentes. Apurado os dados, foram elaborados tabelas e gráficos para melhor entendimento do investigado. Já o suporte teórico contou com apoio bibliográfico e também com autores que propiciaram a compreensão do tema. Os estudos revelaram que para os docentes o uso dos recursos tecnológicos foi um desafio, já que em sua formação não houve capacitação, evidência ainda mais a desigualdade já existente na educação. Como sugestão enfatiza-se a necessidade de revisão dos currículos de formação dos docentes, e a introdução das tecnologias no currículo escolar buscando, assim, um novo processo de construção de conhecimentos, aos poderes públicos, fica o alerta em aventurar-se um olhar mais dedicado aos problemas que a Pandemia de Covid-19 vieram a evidenciar no processo educacional.

Biografía del autor/a

Ana Cláudia Cabral de Moura, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-doutor em Educação. Docente do Departamento de Educação II e Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica do (PPGEB) da Universidade Federal do Maranhão. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância & Docência-GEPEID. 

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Publicado
2022-06-24