DA NECESSIDADE DO DIÁLOGO EM PERÍODO DE PANDEMIA: RELATO DA ADAPTAÇÃO DE AULAS PRESENCIAIS DO CURSO DE LETRAS DA USP A PARTIR DO ATO DE ESCUTAR OS ESTUDANTES
Resumen
O presente relato tem por objetivo expor o percurso e os resultados da adaptação, no ano de 2020, de duas disciplinas do curso de Letras da Universidade de São Paulo às necessidades impostas pela suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia da Covid-19. No relato, narra-se que, sob inspiração dos pressupostos pedagógicos de Paulo Freire, particularmente de sua perspectiva dialógica de ensino, procurou-se, por diversos meios, criar canais de comunicação com os alunos, tendo sido adotado, após algumas tentativas, um formato que contou não apenas com aulas on-line, mas com momentos assíncronos proporcionados por meio de envio de materiais de estudo e de análises a fim de respeitar uma nova realidade imposta pelo isolamento social. Descreve-se resultados positivos na interação professor-estagiário-aluno e na interação aluno-aluno. Espera-se contribuir para o debate acerca das formas de educação em situações emergenciais.
Citas
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e terra, 1996.
HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 09 nov. 2021.
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