DA NECESSIDADE DO DIÁLOGO EM PERÍODO DE PANDEMIA: RELATO DA ADAPTAÇÃO DE AULAS PRESENCIAIS DO CURSO DE LETRAS DA USP A PARTIR DO ATO DE ESCUTAR OS ESTUDANTES

Resumen

O presente relato tem por objetivo expor o percurso e os resultados da adaptação, no ano de 2020, de duas disciplinas do curso de Letras da Universidade de São Paulo às necessidades impostas pela suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia da Covid-19. No relato, narra-se que, sob inspiração dos pressupostos pedagógicos de Paulo Freire, particularmente de sua perspectiva dialógica de ensino, procurou-se, por diversos meios, criar canais de comunicação com os alunos, tendo sido adotado, após algumas tentativas, um formato que contou não apenas com aulas on-line, mas com momentos assíncronos proporcionados por meio de envio de materiais de estudo e de análises a fim de respeitar uma nova realidade imposta pelo isolamento social. Descreve-se resultados positivos na interação professor-estagiário-aluno e na interação aluno-aluno. Espera-se contribuir para o debate acerca das formas de educação em situações emergenciais.

Biografía del autor/a

Ana Rosa Ferreira Dias, Universidade de São Paulo (USP) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Graduada em Língua e Literatura Portuguesa pela PUC-SP. Mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela USP. Professora da PUC-SP e da USP. 

Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira Andrade, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-Doutora pela Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha Doutora pela Universidade de São Paulo, Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade; maluvictorio@uol.com.br

Alvaro Magalhães Pereira da Silva, Universidade de São Paulo (USP)
Graduado em Letras pela Unicsul e em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela USP, Mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa pela USP. Atualmente é professor substituto do IF-SP. 
Célia Regina Araes, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda pela Universidade de São Paulo, área de Filologia e Língua Portuguesa, São Paulo, SP, Brasil e estagiária do Programa de Aperfeiçoamento e Ensino (PAE); celia.araes@usp.br

Citas

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e terra, 1996.

HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 09 nov. 2021.
Publicado
2023-03-07
Sección
Relatos de Experiência