AS POTENCIALIDADES E OS DESAFIOS DO TILSP PARA A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NO IF GOIANO: UM ESTUDO DE CASO

Resumen

Este artigo reflete sobre as potencialidades e os desafios enfrentados pelo TILSP no contexto da pandemia da Covid-19 para promover a inclusão dos alunos surdos nas aulas remotas mediadas pelas tecnologias digitais. Tal reflexão contempla o direito do surdo de acesso à educação em uma perspectiva inclusiva, destacando a necessidade de uma abordagem bilíngue no processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva do TILSP. O estudo analisou o relato da experiência do TILSP nas aulas remotas da disciplina Análise de Custos e Formação de Preços, ministradas para os alunos do 3º período do curso Técnico em Administração do IF Goiano Campus Rio Verde - GO. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa: a literatura científica, a legislação em vigor e o relato de experiência. Conclui-se que apenas a presença do TILSP durante as aulas não é suficiente para promover uma educação em uma perspectiva inclusiva para os alunos surdos de forma efetiva, sendo necessário mudanças urgentes.

Biografía del autor/a

Andreza Alves Vieira, Instituto Federal Goiano (IFGOIANO)

Especialista em Formação de Professores e Práticas Educativas (IF Goiano) e Bacharel em Administração. Atualmente é Analista Administrativo na empresa Sementes Marambaia.

Calixto Júnior de Souza, IF Goiano Rio Verde/Profesor

Doutor em Educação Especial (UFSCar), Mestre em Educação (UFGD) e Graduado em Pedagogia e Educação Física. Atualmente é professor do IF Goiano – Campus Rio Verde.

Adriano Aparecido da Silva, Instituto Federal Goiano (IFGOIANO)

Mestre em Educação para Ciências e Matemática (IFG), Especialista em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF Goiano) e Licenciatura em Letras - Português/Inglês (UNIRV) e em Pedagogia (Centro Universitário Unifacvest). Atualmente é servidor do quadro efetivo da Secretaria de Educação do Estado de Goiás e do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde.

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Publicado
2023-04-04