MULHERES ARMADAS E DESTEMIDAS: GÊNEROS DO DISCURSO NO DISCURSO DE GÊNERO

  • Sabrina Celestino Celestino Universidade Federal do Tocantins
  • Karenine Miracelly Rocha da Cunha Centro de Estudos de Pessoal do Exército e Forte Duque de Caxias

Resumen

O presente artigo propõe-se a partilhar algumas reflexões sobre a relação entre mulheres e a carreira militar, a partir do discurso midiático que reproduz representações de gênero. Como base de nossas análises tomamos por materialidade o processo vivenciado no interior do Exército Brasileiro com o ingresso de cadetes do segmento feminino na linha de ensino bélico ocorrido no ano de 2017. Com as elaborações destacadas indagamos: em que medida o gênero do discurso estudado reproduz o discurso de gênero e os estereótipos vigentes? Buscando oferecer materialidade à referida questão, nos apropriamos das representações que relacionam mulheres e a carreira militar no Exército Brasileiro publicizadas, por um programa de entretenimento de uma emissora de canal aberto de circulação nacional.

Biografía del autor/a

Sabrina Celestino Celestino, Universidade Federal do Tocantins

Assistente Social graduada pela Universidade Federal Fluminense - UFF Niterói, mestre em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FSS/UERJ, doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGSS-PUC RIO) Professora Adjunta do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (Comando do Exército) e líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Forças Militares.

Karenine Miracelly Rocha da Cunha, Centro de Estudos de Pessoal do Exército e Forte Duque de Caxias

Jornalista (Unesp), mestre em Comunicação (Unesp) e doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo impresso diário e de revista. Atualmente, é professora dos cursos de pós-graduação do Centro de Estudos de Pessoal, instituição de formação e aperfeiçoamento em Ciências Humanas do Exército Brasileiro. Atuou como coordenadora e professora do curso de Jornalismo do UniToledo (Centro Universitário Toledo) e docente da Fatec-Araçatuba, ligada ao Centro Paula Souza, órgão do governo estadual paulista.Tem especial interesse acadêmico pelos temas: teoria e epistemologia da comunicação e do jornalismo, edição em mídia impressa (jornal e revista), técnicas de redação, história da comunicação, comunicação nas organizações, convergência e tendências hipermidiáticas no jornalismo e metodologia científica.

Publicado
2018-07-19