REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19.

Resumen

O ano de 2020 representa um marco para o sistema educacional brasileiro, em que devido às medidas de controle sanitário para a pandemia da Covid-19, mudou-se abruptamente o funcionamento das escolas e o trabalho docente. Desta forma, o presente texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre práticas de ensino durante a pandemia da Covid-19, com o intuito de compreender as modalidades de “Ensino Remoto Emergencial” (ERE) e “Ensino Híbrido” (EH). A metodologia empregada contém abordagem qualitativa, desenvolvida por uma pesquisa bibliográfica e levantamento de informações a partir de busca por artigos científicos publicados e revisado por pares na plataforma “Periódicos – CAPES”, durante o período de 2020 e 2021. Diante do pesquisado e analisado, percebeu-se que as práticas de ensino realizadas no ERE foram, em grande parte, reproduzidas na transposição de uma aula baseada em transmissão de conteúdo, muito semelhante às práticas de ensino pré-pandemia.

Biografía del autor/a

Rodrigo da Silva Menezes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutorando em Educação pelo programa de pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED-UFU). Integrante dos grupos de pesquisa “Observatório do Ensino de História e Geografia” da Universidade Federal de Uberlândia e “Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação” da Universidade Federal de Sergipe.

Rosana Maria Torres Marcondes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED-UFS). Integrante do grupo de pesquisa “Núcleo de pesquisa em Comunicação e Tecnologia” da Universidade Federal de Sergipe.

Jhonatas Isaac Pereira Lima, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando em Educação pelo Programa de pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED-UFS). Integrante do grupo de pesquisa “Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação” da Universidade Federal de Sergipe.

Carlos Alberto de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED-UFS). Líder do grupo de pesquisa “Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação” da Universidade Federal de Sergipe.

Citas

ARRUDA, Juliana Silva; DE CASTRO SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho. Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e os Artefatos Digitais: sala de aula em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 3, n. 1, p. e314292-e314292, 2021.
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BASTOS, Milena de Carvalho et al. Ensino remoto emergencial na graduação em enfermagem: relato de experiência na covid-19. Revista Mineira de Enfermagem, v. 24, p. 1-6, 2020.
BORGES, Luciana; RIBEIRO, Vinícius Gadis. Do ensino presencial à adoção do ensino remoto emergencial em função da Covid-19: experiência docente nas atividades acadêmicas de modelagem de vestuário. Modapalavra e-periódico, v. 14, n. 32, p. 273-299, 2021.
BRASIL. Medida Provisória n° 934, de 1° de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei no 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
CASTIONI, Remi et al. Universidades federais na pandemia da Covid-19: a falta de acesso à internet interdita mesmo o ensino? IPEA/Ministério da Economia, Brasília/DF, 2021.
CHOW, Fungyi; CALIXTO, Cristiane Paula Gomes; MELLO, Marco Aurelio Ribeiro. Do ensino remoto emergencial ao ensino híbrido no curso de ciências biológicas: a nossa visão a partir do instituto de biociências da universidade de são paulo (ib-usp). Medicina (Ribeirão Preto), v. 54, n. Supl 1, 2021.
DE OLIVEIRA, Muriel Batista et al. O ensino híbrido no Brasil após pandemia do covid-19. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 918-932, 2021.
DOS SANTOS SILVA, Flávia Cristina; PEIXOTO, Gilmara Teixeira Barcelos. Percepção dos professores da rede estadual do Município de São João da Barra-RJ sobre o uso do Google Classroom no ensino remoto emergencial. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, 2020.
FERREIRA, Maiara Oliveira Santos. Estratégias pedagógicas durante o ensino remoto na APAE de Jacobina–Bahia: possíveis caminhos para aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual. Diálogos e Diversidade, v. 2, p. e13129-e13129, 2022.
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/ - Rio de Janeiro/RJ, 2019.
LIMA, Jhonatas Isac Pereira et al. O ensino remoto na pandemia Covid-19: reflexão sobre formação de professores de Geografia e uso de tecnologias na educação básica. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 9, p. 88708-88726, 2021.
MARCONDES, Rosana Maria Santos Torres; MENEZES, Rodrigo da Silva. O uso dos aplicativos educacionais kahoot! e plickres no contexto da educação básica. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), v. 11, n. 3, p. 22-41, 2021.
MOREIRA, J. António; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020.
SERGIPE. Governo do Estado. Lei nº 125/2021, Lei “Educação Mais Conectada”. Aracaju, SE, 2021.
SILVEIRA, Ismar Frango. O papel da aprendizagem ativa no ensino híbrido em um mundo pós-pandemia. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 2, n. Especial, 2021.
DE SOUZA, José Batista; DE VASCONCELOS, Carlos Alberto. Docência em Tempos de Covid-19: concepções de professores do ensino médio sobre o uso das tecnologias digitais no ensino remoto. Devir Educação, p. 247-268, 2021.
TAVARES, Guilherme Henrique Peterlini; DE SOUSA, Cleyton Santana. Perspectivas para o ensino híbrido pós-pandemia. In: Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2021.
Publicado
2024-08-20
Sección
Artigos