EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE ALTERNATIVAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Resumen

O objetivo deste artigo é investigar e discutir as contribuições das pesquisas científicas dos últimos anos para os estudos sobre crianças e adolescentes que frequentam projetos de educação não escolar em organizações sociais no turno inverso à escola. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica (Vosgerau; Romanowski, 2014) envolvendo a análise de Teses disponíveis em dois bancos de dados brasileiros (Catálogo da CAPES e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações), defendidas entre 2012 e 2019. Partimos da discussão sobre a educação integral no Brasil, analisamos as Teses por meio do interpretativismo (Santana; Sobrinho, 2007), refletimos sobre a educação não escolar no contexto da pandemia da Covid-19 e apresentamos algumas considerações sobre possibilidades de educação não contempladas nos currículos escolares evidenciadas na pandemia.

Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Poerschke Voltz, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale.

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Titular do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social/Feevale.

Marta Nörnberg, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado
2024-11-25