EDITORIAL

  • Karylleila dos Santos Andrade Klinger Universidade Federal do Tocantins
  • Márcia Suany Dias Cavalcante Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Rodrigo Vieira do Nascimento Universidade Estadual do Tocantins - Unitins https://orcid.org/0000-0002-6699-164X

Resumen

Na formação de enunciados, o indivíduo recorre, primeiramente, às palavras. São elas o recurso fundamental de que se dispõe para a materialização do pensamento. São elas que dão forma e sentido às representações do mundo. Sob a forma de signos, descortinam as possibilidades de dizeres. Portanto, o léxico funciona como um arquivo de unidades básicas para a construção dos enunciados e, segundo Biderman (2001a, p. 178), representa um vasto universo de limites imprecisos e indefinidos, abrangendo todo o universo conceptual de uma língua e se constituindo como a somatória de toda experiência acumulada de uma sociedade e do acervo de sua cultura através das idades.

Biografía del autor/a

Karylleila dos Santos Andrade Klinger, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Linguística pela USP. Professora do curso de Teatro, do Programa de Pós-graduação em Letras, ambos da UFT, e do Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura da UFNT.

Márcia Suany Dias Cavalcante, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Professora do Curso de Letras e do Mestrado em Letras da UEMASUL. Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela UFT.

Rodrigo Vieira do Nascimento, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

 

 

Citas

.
Publicado
2022-04-08