CAPOEIRA, BRINCADEIRA DANÇANTE DAS CRIANÇAS DO QUILOMBO DO AMÉRICA NA AMAZÔNIA BRAGANTINA

Resumen

Este estudo faz parte de uma pesquisa mais abrangente sobre as infâncias amazônicas; apresenta-se como um recorte, no qual buscamos focar na infância quilombola da Amazônia Bragantina, Quilombo do América, Bragança-PA. Teve por objetivo compreender a brincadeira dançante – a capoeira das crianças do quilombo, a qual se materializa em seus corpos. A investigação se deu por meio de uma abordagem qualitativa baseada em um estudo de perspectiva etnográfica. Os colaboradores foram 04 (quatro) crianças, na faixa etária de 6 a 12 anos. O referencial teórico-metodológico centrou-se nos Estudos Sociais da Infância. O estudo mostrou que a capoeira se constitui numa brincadeira dançante e que faz parte da dinâmica social cotidiana das crianças do Quilombo do América. Concluímos que as crianças do quilombo vivenciam intensamente em seus corpos os movimentos, a musicalidade, a ginga, as regras de funcionamento da capoeira, presentes na maneira como participam dessa brincadeira dançante.

Biografía del autor/a

Simei Santos Andrade, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pós-doutora em Artes (UFPA). Doutora em Educação (PUC Minas). Mestre em Educação (UNASP). Professora efetiva da Faculdade de Dança da UFPA. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas Infâncias Amazônicas: Arte, Cultura e Educação de Crianças em Diferentes Contextos – NUPEIA (UFPA/CNPq-2019). Membro da Asociación Latinoamericana de Sociologia (ALAS).  

Raquel Amorim dos Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

 Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal, Faculdade de Pedagogia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros (NEAB/UFPA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA) e do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD). 

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Publicado
2022-05-12
Sección
FLUXO CONTÍNUO - Artigos