AS FORMAS DO SILÊNCIO NO LIVRO DIDÁTICO: DA AUTORIA AO ARQUIVO

Resumen

Neste trabalho, apresentamos uma síntese da nossa pesquisa de doutorado que vem sendo realizada no Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGL/UFNT) - campus de Araguaína. Em nossa investigação, visamos analisar os recortes apagados dos textos advindos de fontes publicitárias que estão assentados nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio e, que versam sobre certas discursividades acerca de temáticas político-sociais. Por conseguinte, propomos uma averiguação das implicações da autoria do livro didático para a constituição deste objeto simbólico como arquivo. Para tanto, tomamos como aporte teórico-metodológico a Análise de Discurso de orientação pecheuxtiana (AD), para mobilizarmos alguns conceitos como a noção de silêncio preconizada por Eni Orlandi (2007), a fim de refletirmos, principalmente, sobre uma de suas categorias: o silenciamento, que da nossa perspectiva teórica, é parte constitutiva do arquivo dos livros didáticos.

Biografía del autor/a

Andreia Nascimento Carmo, Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins (SEDUC)

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (PPGL/ UFT). Mestrado em Ensino Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (PPGL/ UFT). Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins. Professora de Língua Portuguesa e Inglesa do Ensino Fundamental e Médio pela Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins.

Citas

ALTHUSSER, Lous. Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de estado (AIE). 2. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985 [1969].

CARMAGNANI, Anna Maria G. A concepção de Professor e de Aluno no Livro Didático e o ensino de Redação em LM e LE. In: CORACINI, Maria José (org.). Interpretação, Autoria e Legitimação do Livro Didático. Campinas, SP: Pontes, 1999.

GUILHAUMOU, Jacques; MALDIDIER, Denise. Efeitos do arquivo. A análise do discurso no lado da história. In: ORLANDI, Eni et al (org.). Gestos de Leitura: da história no discurso. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2014.

INDURSKY, Freda. 2011. A memória na cena do discurso. In: INDURSKY, Freda; MITTMANN, Solange; FERREIRA, Maria Cristina Leandro (orgs). Memória e história na/da análise do discurso. Campinas, SP: Mercado da Letras, p. 67-89.

LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia científica: métodos e técnicas de pesquisa: monografias, dissertações, teses e livros. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2008.

ORLANDI, Eni. Ler a cidade: o arquivo e a memória. In: ORLANDI, Eni (org.). Para uma enciclopédia da cidade. Campinas, SP: Pontes, Labeurb/ Unicamp, 2003.

ORLANDI, Eni. As formas do silêncio: No movimento dos sentidos. 6.ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, Eni et al (org.). Gestos de Leitura: da história no discurso. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2014 [1982].

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5.ed. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2014 [1975].

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso. In: GADET, F. HAK, T. (Orgs.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014 [1969]. p. 59-158.

SOUZA, Deusa Maria de. Autoridade, Autoria e Livro Didático. In: CORACINI, Maria José (Org.). Interpretação, Autoria e Legitimação do Livro Didático. Campinas, SP: Pontes, 1999.

Publicado
2022-03-11