CURRÍCULO, EDUCAÇÃO INTEGRAL E INOVAÇÃO EDUCATIVA: TRAÇOS CONCEITUAIS PARA UMA AGENDA INVESTIGATIVA NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO

Resumen

O presente estudo teórico inscreve-se no campo dos Estudos Curriculares e procura compreender as relações entre educação integral e inovação educativa, posicionando-as como traços conceituais de uma agenda de pesquisa para o contexto pós-pandêmico.  Considera-se que a busca por novas abordagens analíticas, na pedagogia brasileira contemporânea, auxilia-nos a reconstruir os modos de compreensão da escolarização, tanto no que se refere à seleção e organização dos conhecimentos e experiências, quanto no que tange às racionalidades políticas que informam as práticas de ensino e de aprendizagem.  Ao final do estudo, são descritos três desafios para as propostas curriculares com foco na educação integral, sejam eles: a) integrar saberes e ensinar democraticamente; b) inovação educativa articulada com as demandas escolares; c) novos formatos para a escolarização com foco na sustentabilidade.

Biografía del autor/a

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutor em Educação. Atualmente é professor da Escola de Humanidades da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

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Publicado
2024-09-20