UM ESTUDO SOBRE A TOPONÍMIA INFORMAL DE PALMAS-TO

  • Maycon Santos Brandão Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Resumen

O presente trabalho apresenta um estudo sobre os topônimos informais dos bairros de Palmas, a saber: Água Fria, Lago Norte, Santo Amaro, Vila União e Vila dos Deputados. Esses topônimos não foram reconhecidos oficialmente quando essas áreas foram regularizadas, mas são reconhecidos nas práticas das relações cotidianas da população. A Toponímia é a área de estudo, subárea da Onomástica, que trata dos nomes próprios de lugares, da sua origem e evolução; além dos nomes de cidades, de localidades, de rios, de cursos d'água, de lagos, de montes e relevos, dentre outros. O objetivo é conhecer a motivação desses topônimos e saber o porquê de não serem oficializados, apesar de serem reconhecidos informalmente. Para esse fim, o estudo leva em consideração os contextos históricos, políticos e sociais de cada bairro. A pesquisa fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Dick (1992), Carvalhinhos (2009), Dias (2013) que tratam da toponímia no Brasil. Neste trabalho, aplica-se o método de pesquisa exploratória e bibliográfica dos estudos toponímicos e da historicidade dos topônimos em análise, dentro de uma abordagem semântico-linguística. Os resultados apontaram que a continuidade dos usos desses topônimos analisados, apesar de não oficializados, tem influência de fatores históricos que envolvem particularmente o início da formação da capital, fatores físicos que estão relacionados com os cursos d’água abundante na região, além de fatores socioculturais e políticos que também influenciaram na escolha de alguns topônimos.

Biografía del autor/a

Maycon Santos Brandão , Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Graduado em Licenciatura em Letras pelo Instituto Federal de Ensino e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Professor da Rede Municipal de Palmas.

Citas

DIAS, Ana Lourdes Cardoso. Um olhar histórico-etimológico acerca do topônimo caturaí. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

Gasparetto Junior, Antonio. Toponímia. Mestrado em História (UFJF, 2013). Disponível em: https://www.infoescola.com/linguistica/toponimia/. Acesso em: 10 fev. 2019.

HOUAISS, A. et al. Dicionário Houaiss da língua portuguesas. Rio de Janeiro: Objetivo, 2001.

PORTAL SÃO FRANCISCO. História de Palmas. Disponível em:https://www.portalsaofrancisco.com.br/turismo/palmas. Acesso em: 09 fev. 2019.

SANTOS, Juliana Da Costa. Análise da cobertura da terra da bacia hidrográfica do ribeirão água fria, no município de Palmas-to, com ênfase nas áreas de preservação permanentes marginais. 2016. 76f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Palmas, 2016. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/267. Acesso em: 19 fev. 2019.

PIZZIO, Alex; RODOVALHO, Sarah Afonso. Uma análise acerca do papel do planejamento urbano da mais nova capital do brasil. Revista do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/319489686. Acesso em: 19 fev. 2019.

VISITE O BRASIL. História de Palmas. Disponível em: https.://www.visiteobrasil.com.br/norte/tocantins/capital/historia/palmas. Acesso em: 09 fev. 2019.

Publicado
2022-04-08