LEITORES E EXPERIÊNCIA POÉTICA: ENCONTROS POSSÍVEIS NA ESCOLA
Resumen
O artigo é parte de uma pesquisa maior, realizada em 2017, norteada pelos estudos do letramento literário, cujo objetivo foi promover o encontro entre leitor e texto literário. A investigação, de cunho qualitativo, consistiu numa intervenção em um Centro de Ensino Médio da rede pública estadual, em Palmas, Tocantins. No estudo o texto poético foi focalizado a partir da obra Um poema catedral uma canção, do autor Célio Pedreira. A análise qualitativa dos dados evidenciou que na interação mediante a leitura literária com os alunos houve um resgate do prazer de “ouvir” poesia favorecendo a construção de sentidos do texto poético. Os alunos da escola-campo se mostraram capazes ler o texto construindo interpretações mediadas por suas subjetividades, nas quais deixaram emergir suas vivências, seus suas emoções, seus sofrimentos e demonstraram grande facilidade em relacionar a poesia aos seus contextos de vida cotidiana, via texto poético favorecendo a formação do leitor literário na escola.
Citas
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 13. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul. 2014.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4. ed. São Paulo: Duas cidades, 2004.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2003.
CORRÊA, Hércules Toledo. Adolescentes leitores: eles ainda existem. In: PAIVA, Aparecida et al. (Orgs). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces - o jogo do livro. Belo Horizonte, 2007. p. 51-74.
COSSON, Rildo. Círculos de letramento de letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014. 139.p.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011. 139.p.
COSTA, Lailton. Escritor Célio Pedreira é o novo imortal da ATL. (2010). Disponível em: << http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://encantosdocerrado.com. br/n/3357&gws_rd=cr&ei=WdVGWb6_McWPwwTm6rTYAg>>. Acesso em: 5 jan. 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 11ª Reimpressão, 2008.
PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revista Portuguesa de Educação. Braga: Universidade do Minho, v. 17, n 1, p. 47-62. 2004.
PAULINO, Graça. Livros, críticos, leitores: trânsitos de uma ética. In: PAIVA, Aparecida et al (Orgs). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces - o jogo do livro. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2007. p. 13-20.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia Mariza Kuchenbecker. (Orgs.) Escola e literatura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-79.
PEDREIRA, Raimundo Célio. Um poema catedral uma canção. 1. ed., Tocantins, Pote de Barro, 2003.
PIMENTA, Selma G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005.
RANGEL, Egon de Oliveira. Letramento literário e livro didático de língua portuguesa: “Os amores difíceis". In: PAIVA, Aparecida et al. (Orgs.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – o jogo do livro. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FAE/UFMG, 2007. p. 127-146.
ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Trad. Neide Luzia de Rezende e Gabriela Rodella de Oliveira. Cadernos de Pesquisa. 2012, vol.42, n.145, pp. 272-283.
SOARES, Magda. Ler, verbo transitivo. In: PAIVA, Aparecida; EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; PAULINO, Graça, MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005. p. 29-36.
SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Eliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 1999. p. 17-48.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).