LEITORES E EXPERIÊNCIA POÉTICA: ENCONTROS POSSÍVEIS NA ESCOLA

  • Maria Socorro da Silva Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc)
  • Márcio Araújo de Melo Universidade Federal Norte do Tocantins (UFNT)

Resumen

O artigo é parte de uma pesquisa maior, realizada em 2017, norteada pelos estudos do letramento literário, cujo objetivo foi promover o encontro entre leitor e texto literário. A investigação, de cunho qualitativo, consistiu numa intervenção em um Centro de Ensino Médio da rede pública estadual, em Palmas, Tocantins. No estudo o texto poético foi focalizado a partir da obra Um poema catedral uma canção, do autor Célio Pedreira. A análise qualitativa dos dados evidenciou que na interação mediante a leitura literária com os alunos houve um resgate do prazer de “ouvir” poesia favorecendo a construção de sentidos do texto poético. Os alunos da escola-campo se mostraram capazes ler o texto construindo interpretações mediadas por suas subjetividades, nas quais deixaram emergir suas vivências, seus suas emoções, seus sofrimentos e demonstraram grande facilidade em relacionar a poesia aos seus contextos de vida cotidiana, via texto poético favorecendo a formação do leitor literário na escola.

Biografía del autor/a

Maria Socorro da Silva, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc)

Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1997). Graduação em Letras - Habilitação Português pela Universidade Federal de Goiás (1993).  Professora da Rede Municipal de Palmas (Semed), da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (Seduc) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).  Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, ensino de literatura, formação de leitores, leitura e literatura brasileira. 

Márcio Araújo de Melo, Universidade Federal Norte do Tocantins (UFNT)

Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1997). Graduação em Letras - Habilitação Português pela Universidade Federal de Goiás (1993). Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, ensino de literatura, formação de leitores, leitura e literatura brasileira.

Citas

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 13. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul. 2014.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 4. ed. São Paulo: Duas cidades, 2004.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2003.

CORRÊA, Hércules Toledo. Adolescentes leitores: eles ainda existem. In: PAIVA, Aparecida et al. (Orgs). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces - o jogo do livro. Belo Horizonte, 2007. p. 51-74.

COSSON, Rildo. Círculos de letramento de letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014. 139.p.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011. 139.p.

COSTA, Lailton. Escritor Célio Pedreira é o novo imortal da ATL. (2010). Disponível em: << http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://encantosdocerrado.com. br/n/3357&gws_rd=cr&ei=WdVGWb6_McWPwwTm6rTYAg>>. Acesso em: 5 jan. 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 11ª Reimpressão, 2008.

PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revista Portuguesa de Educação. Braga: Universidade do Minho, v. 17, n 1, p. 47-62. 2004.

PAULINO, Graça. Livros, críticos, leitores: trânsitos de uma ética. In: PAIVA, Aparecida et al (Orgs). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces - o jogo do livro. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2007. p. 13-20.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia Mariza Kuchenbecker. (Orgs.) Escola e literatura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-79.

PEDREIRA, Raimundo Célio. Um poema catedral uma canção. 1. ed., Tocantins, Pote de Barro, 2003.

PIMENTA, Selma G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005.

RANGEL, Egon de Oliveira. Letramento literário e livro didático de língua portuguesa: “Os amores difíceis". In: PAIVA, Aparecida et al. (Orgs.). Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – o jogo do livro. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FAE/UFMG, 2007. p. 127-146.

ROUXEL, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Trad. Neide Luzia de Rezende e Gabriela Rodella de Oliveira. Cadernos de Pesquisa. 2012, vol.42, n.145, pp. 272-283.

SOARES, Magda. Ler, verbo transitivo. In: PAIVA, Aparecida; EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; PAULINO, Graça, MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005. p. 29-36.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Eliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 1999. p. 17-48.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

Publicado
2022-03-11