POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS, ATORES E CONQUISTAS

Palavras-chave: Trabalho. Plano de Carreira. Adoecimento Docente.

Resumo

Este ensaio apresenta apontamentos fundamentais acerca da valorização dos profissionais da educação, a saber: a elaboração do plano de carreira e remuneração e as questões referentes à participação social e ao adoecimento docente que se constituem em fatores determinantes para a qualidade social da educação e o desempenho das funções docentes. Têm-se como subsídios para a referida reflexão as concepções preceituadas pela corrente epistemológica do materialismo histórico dialético partindo do estudo das categorias analíticas do trabalho docente, expropriação e alienação. A partir de pesquisa documental e exploratória de dados oficiais observa-se um conjunto de preceitos legais que expressam conquistas no âmbito profissional. Contudo, sua efetivação ocorre em constante tensionamento, tendo em vista a necessidade de políticas públicas que efetivem os dispositivos legais.

Biografia do Autor

Kátia Cristina Custódio Ferreira Brito , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Atua no Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM). 

Ângela Noleto da Silva , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é professora efetiva na Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuando, principalmente, nos seguintes temas: tecnologias e comunicação, políticas educacionais, formação de professores. 

Lêda Lira Costa Barbosa, Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc/TO)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFSE). Professora da Educação Básica do Sistema Estadual de Ensino do Tocantins. Atua no Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM). 

Suellen Alves Araújo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente na Educação Básica. Atua no Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM). 

Referências

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Publicado
2022-03-11