APLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DA TOPONÍMIA EM LIBRAS A PARTIR DA OBRA IMPERATRIZ – CIDADE DA GENTE

Resumen

A prática de nomear tudo que existe é uma característica inerente ao ser humano e pode ocorrer em línguas orais e em línguas de sinais. Nos campos linguísticos, é tarefa da Toponímia o estudo dos nomes próprios de lugares, área em que se insere o presente artigo, que tem como objetivo apresentar uma proposta didática para o trabalho da toponímia em Libras com alunos surdos dos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, utilizamos a obra Imperatriz – Cidade da gente, de Santos et al (2020), da qual foram selecionados doze nomes de espaços turísticos da cidade de Imperatriz, no Maranhão, e, a partir das propostas de Sousa (2021), sugeridos encaminhamentos para uma aula que trate da iconicidade dos sinais selecionados, numa perspectiva interdisciplinar.

Biografía del autor/a

Aleilde Tavares da Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Especialista em LIBRAS pela FACIBRA (2018) . Especialista em Tradução, Interpretação e Docência em Libras pela UNINTESE. Graduada em Letras Libras/ Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2018). 

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Pós-Doutorado em Linguística Aplicada/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Linguística e Linguística Aplicada à Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Acre (UFAC). Professor dos Programas de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFAC), Educação (PPGE/UFAC) e Linguística na Universidade do Estado do Mato Grosso (PPGL/UNEMAT). 

Maria Célia Dias de Castro, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/Campus de Balsas. Professora do Programa de Pós-Graduação (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Professora colaboradora PPGEC MINTER/DINTER UNIJUÍ e UNIBALSAS. Coordenadora projeto ATEMA, Apoio FAPEMA. 

Márcia Suany Dias Cavalcante, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal de Tocantins (UFT). Professora de Língua Portuguesa, em níveis de Graduação e Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). 

Citas

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Publicado
2022-04-08