REVISITANDO A CRÍTICA: O REGIONALISMO BRASILEIRO
Resumen
O artigo analisa o conceito de regionalismo na literatura brasileira. Busca-se neste artigo ler e refletir sobre estudos teóricos referentes ao regionalismo realizados por historiadores e críticos literários brasileiros como Afrânio Coutinho, Antonio Candido e Lígia Chiappini, que buscam marcar e contextualizar o uso do termo e sua aparição na literatura brasileira, em diversos períodos literários. Busca-se compreender se o regionalismo pode ser visto como uma literatura de baixa qualidade estética ou um tipo de obra que enfoca apenas o espaço regional? A hipótese é que não. Mas cumpre frisar que há uma variação entre teóricos da literatura na forma de entendimento desse fenômeno, a partir de uma postura analítica e crítica. Conclui-se que o regionalismo é um fenômeno universal, como tendência literária, como manifestação de grupos de escritores que programaticamente defendem, uma literatura que tenha por ambiente tema e tipos uma certa região, em oposição aos costumes dos citadinos.
Citas
AMADO, Janaina. Região, sertão, nação. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 8. n. 15. 1995. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1990/1129>.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 9ª ed. Revisada pelo autor. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. 4ª ed. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1968.
LEITE, Ligia Chiappini Moraes. Do beco ao belo: dez teses sobre o regionalismo na literatura. Anais. Lisboa: Edições Cosmos, 1997.
MOISÉS, Massaud. A análise literária. 5ª ed. Revisada e aumentada. São Paulo: Editora Cultrix, 1977.
SANTINI, Juliana. A Formação da Literatura Brasileira e o regionalismo. O eixo e a roda: v. 20, n. 1, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).