POLÍTICA DE COTAS NO BRASIL: UM OLHAR DE OTIMISMO EM RELAÇÃO À UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Resumen
Considerando o histórico de exclusão social e exploração do negro no Brasil, este trabalho visa traçar um olhar sobre a política de cotas nas universidades brasileiras, implementada oficialmente a partir de 2012 com a Lei de Cotas, mais especificamente no caso da Universidade Federal do Tocantins. Para tanto, será realizado um contraste entre posicionamentos acerca desta política nacional a fim de que seja retomada reflexivamente a concepção de que a mesma política concede privilégios à uma parcela da população, com a apreciação de uma case de otimismo na UFT.
Palavras-chave: Política de Cotas; Negro.
Considering the background of social exclusion and exploration of black people in Brazil, this work aims to look upon the black people’s quota policy in Brazilian Public Universities, implemented officially since 2012 with the Quotas Law, more specifically in the case of Federal University of Tocantins. Therefore, different positioning concerning this national policy are going to be contrasted in order to wisely debunk the conception that this policy conceives privileges to a small portion of the population and further on optimistic data from UFT is going to be presented, with an evaluation of a particular case.
Keywords: Quotas Policy; Black People.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).