REPRESENTAÇÕES GEOGRÁFICAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: LIMITES E DESAFIOS AO TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR
Resumen
Este trabalho tem como principal objetivo analisar as representações geográficas sobre a Amazônia brasileira no livro didático de Geografia do 4º ano do Ensino Fundamental da Coleção “Buriti Mais” (Editora Moderna, 2017). Este estudo caracteriza-se como exploratório, de abordagem qualitativa-interpretativa, cujos procedimentos utilizados consistiram em pesquisa bibliográfica e documental. O referencial teórico teve como base a abordagem sociopolítica e da Geografia Política acerca das representações sobre o espaço geográfico. Desde o período colonial, com os colonizadores e filósofos europeus, ao período atual, com o pensamento moderno e do Estado brasileiro, a Amazônia tem sido vista enquanto uma região exuberante e, simultaneamente, inóspita ou pouco povoada. No livro didático analisado, as representações da Amazônia são influenciadas por esse pensamento, com ênfase maior na geografia física, enquanto região natural, dissociada de sua geografia humana. Portanto, há ocultamento da diversidade sociocultural da região e as interações com a natureza.
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