Um olhar sobre atuação da associação comercial e industrial da cidade de Araguatins - TO
Resumen
As associações são formas de organizar uma determinada categoria profissional ou grupo de pessoas que buscam objetivos comuns. As associações comerciais surgiram no Brasil a partir do século XIX e têm crescido e ganhado força em todos os estados da federação, atualmente são regidas pela Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB). Este estudo objetivou analisar a atuação da Associação Comercial e Industrial de Araguatins - ACIAT, sob o ponto de vista dos empresários associados, ex-sócios, não participantes e idealizadores da instituição. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, realizada com abordagem quantitativa e qualitativa, com base em dados bibliográficos, pesquisa documental, entrevistas e aplicação de questionários. Os resultados apontam baixa participação dos comerciantes associados nas reuniões, poucas opções de serviços oferecidos e tímida adesão de novos associados, realidade que sugere novas estratégias e ações da instituição para reverter essa realidade.
Citas
ACIAT. Associação Comercial e Industrial de Araguatins. Ata de fusão n.º 4. Ano: 1998
ACIT. Associação Comercial e Industrial de Tupã. Pesquisa de Opinião Associação Comercial e Industrial de Tupã, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.acitupa.com.br/imagens/projeto.pdf. Acesso em: 05 de novembro de 2012.
AMPEAR. Associação das Micros e Pequenas Empresas de Araguatins. Atas de Reunião, n. 01 e n.02. Ano: 1997.
BARBOSA JUNIOR, Nilson de Paiva; MUNHOZ, C. E. M. As Percepções Sobre as Dimensões de Atuação do Associativismo Empresarial e Suas Contribuições para o Jovem Empreendedor da Cidade de São Paulo, 2008. Disponível: http://www.ead.fea.usp.br/semead/11semead/resultado/trabalhosPDF/701.pdf. Acesso em 09 de novembro de 2012.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Associativismo. Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. 2. ed. – MAPA/SDC/DENACOOP, 2008.
CACB, Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. Histórico. Brasília. Disponível em: http://www.cacb.org.br/pagina_dinamica_categorias/ver/2/302. Acesso 03 de junho de 12.
______, Estatuto da Confederação das Associações Comerciais e empresariais do Brasil. Brasília-DF, 06 de junho de 2013. Disponível em: http://arquivos.cacb.org.br/downloads/Estatuto_Atual_CACB.pdf, Acesso dia 03 de junho de 2012.
COSTA, M.A.F. da, COSTA, M.F.B. da. Projeto de Pesquisa: entenda e faça. 5. ed. Petrópolis,RJ: Vozes, 2014.
DESIDÉRIO, P. H. M; MORIGUCHI, S. N. As estratégias de Marketing no Escopo das Associações Comerciais: uma contribuição aos filiados no contexto da formação de clusters varejistas. 2011. Disponível em: http://www.ifbae.com.br/congresso6/pdf/22.pdf. Acesso em: 07 de novembro de 2012.
FACIET. Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Tocantins. Quem Somos. Disponível em: http://www.faciet.org.br/?pag=pags&cod=4. Acesso dia: 06 de novembro de 2012.
HODECKER et al. Associativismo como ferramenta de internacionalização de empresas: estudo de caso de uma associação comercial de Santa Catarina. Navus – Revista de Gestão e Tecnologia. Florianópolis, SC, v.2, n.1, p. 15-27, jan./jun. 2012. Disponível em: http://navus.sc.senac.br/index.php/navus/article/view/56/37, Acesso em: 07 de novembro de 2012.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados do município de Araguatins ano 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1. Acesso 21 de novembro de 2012.
PIMENTA, Solange Maria (Org.). Terceiro setor: dilemas e polemicas, v.1. São Paulo: Saraiva, 2006.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).