PERFIL DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS – PROUNI NO TOCANTINS: UM ESTUDO DE CASO NA FACULDADE ITOP

Palavras-chave: PROUNI-Tocantins. Políticas de Acesso. Perfil Socioeconômico. Ensino Superior Privado.

Resumo

Este artigo analisa a inserção e permanência no Ensino Superior de beneficiados pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI) no Tocantins (Faculdade ITOP). Anunciado pelo Governo Federal em maio de 2004, o PROUNI transformou-se em lei no ano seguinte (Lei nº 11.096 de 13 de janeiro de 2005). O principal objetivo do Programa é oportunizar a população de baixa renda o acesso à educação superior através concessão bolsas de estudo para estudantes em IES privadas, sendo que as bolsas  podem ser integrais ou parciais. Para tanto a amostra da pesquisa incluiu 60 estudantes com matrículas ativas distribuídos nos diversos períodos dos cursos de graduação ministrados pela Faculdade ITOP. Tomando por base as respostas obtidas nos questionários aplicados objetivou-se conhecer o perfil socioeconômico dos alunos beneficiados pelo programa e apresentar os principais fatores/dificuldades que interferem na permanência desses estudantes. Os resultados mostram que as políticas de democratização do acesso ao ensino superior, embora fundamentais para permitirem que indivíduos de classes populares tenham essa oportunidade, pouco significado terão se não vierem acompanhadas de uma política mais ampla que contemple a permanência desses alunos no ensino superior.

Biografia do Autor

Sandra Maria Barbosa, Universidade Federal do Tocantins-UFT

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Juciley Silva Evangelista Freire, Universidade Federal do Tocantins-UFT

Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Curso de Pedagogia do Câmpus de Palmas e no Curso de Mestrado Profissional em Educação do PPPGE/UFT. Coordenadora do Núcleo de Estudos

e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED).

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Publicado
2021-10-06