A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: A EXPANSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/EAD NO OESTE DO PARANÁ

Resumen

O presente artigo é resultado de pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Tem como objetivo analisar a expansão da oferta do curso de Pedagogia a distância na região Oeste do Estado do Paraná, considerando como recorte temporal os anos 2005-2019, discutindo-se as premissas da concepção de formação inicial do professor e sua precarização, bem como a despolitização e desvalorização do trabalho docente intrínseca à modalidade. Para a pesquisa, utilizou-se como metodologia de trabalho a análise bibliográfica e documental tendo como fonte de consulta, sobretudo, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Pedagogia/EaD de uma IES localizada nessa região que será denominada no estudo de “Instituição X”. Dentre os resultados evidenciados, observou-se um significativo aumento no número de IES privadas nessa mesorregião a partir de 2005 e, nessa conjuntura, vem constituindo-se a propagação do curso de Pedagogia/EaD.O presente artigo é resultado de pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Tem como objetivo analisar a expansão da oferta do curso de Pedagogia a distância na região Oeste do Estado do Paraná, considerando como recorte temporal os anos 2005-2019, discutindo-se as premissas da concepção de formação inicial do professor e sua precarização, bem como a despolitização e desvalorização do trabalho docente intrínseca à modalidade. Para a pesquisa, utilizou-se como metodologia de trabalho a análise bibliográfica e documental tendo como fonte de consulta, sobretudo, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Pedagogia/EaD de uma IES localizada nessa região que será denominada no estudo de “Instituição X”. Dentre os resultados evidenciados, observou-se um significativo aumento no número de IES privadas nessa mesorregião a partir de 2005 e, nessa conjuntura, vem constituindo-se a propagação do curso de Pedagogia/EaD.

Biografía del autor/a

Patrícia Cruz de Araújo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), 2019-2020. Professora da Rede Municipal de Toledo.

João Carlos da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1999). Doutorado em Educação pela Faculdade de educação/UNICAMP. Pós-doutorado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB . Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É membro do Grupo de pesquisa HISTEDOPR- História, sociedade e educação no Brasil - GT Oeste do Paraná, Cascavel. Atua na área de Educação, com ênfase em História da Educação, nos temas: questões teórico-metodológicas da história da educação, história da escola pública, instituições escolares, fontes e arquivos.

Citas

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Publicado
2023-01-31
Sección
FLUXO CONTÍNUO - Artigos