A arte de educar na área da saúde: experiências com metodologias ativas
Resumen
A educação e a saúde são áreas interligadas, dessa forma, analisar as concepções de educação, assim como os seus aspectos históricos e conceituais na área da saúde nos possibilita discutir os paradigmas e as práticas educativas a partir de múltiplos olhares, reconhecendo a importância das transformações e inovações metodológicas nesta área, a exemplo da problematização e das metodologias ativas, as quais fomentam uma aprendizagem participativa, crítico e reflexiva, voltada a construção de saberes, à transformação social. Nesse sentido, o presente artigo objetiva contribuir para a discussão sobre a educação problematizadora no ensino e serviço em saúde, tendo por base vivências no SUS e relatos de experiências com metodologias ativas em que um dos principais resultados é a reflexão dos profissionais acerca da sua prática, em especial na educação na/em saúde, bem como o reflexo nas mudanças no cuidado em saúde, em especial na otimização do SUS.
Citas
ARAÚJO, S. H. R. Análise da Produção Científica Brasileira sobre as Metodologias Ativas de Aprendizagem na Área de Saúde. Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde. Maceió, 2013. Disponível em: <http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/famed/posgraduacao/ensinonasaudetrabalhosacademicos/producao2013/sandrahelenariosdearaujoanalisedaproducao-cientifica-brasileira-sobre-as-metodologias-ativasde-aprendizagemna-area-de-saude.>. Acesso: em 20 AGO. 2014.
BORDENAVE, J. E.D. Alguns fatores pedagógicos. Revista Interamericana de Educação de Adultos, vol. 3, Tradução: Maria Thereza Grandi. Brasília, 1983.
BRANDÃO, C. Rodrigues. O que é Educação. 30. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde: 2009.
FIOCRUZ. Formação de facilitadores de educação permanente em saúde. Rio de Janeiro: EAD/Ensp, 2014.
GAZZINELLI, M.F.C. et al. Educação em saúde. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
GOMES, L.B; MERHY, E.E. Compreendendo a Educação Popular em Saúde: um estudo na literatura brasileira. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.27, n.1, p.7-18, jan. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2011000100002>. Acesso em 02 ago 2014.
LIBÂNEO, J. Carlos. Os significados da Educação, modalidades de prática educativa e a organização do sistema educacional. In: Pedagogia e Pedagogos, para quê? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2007, p. 69-83.
LUCCHESE, R.; VERA, I.; PEREIRA, W. R. As políticas públicas de saúde - SUS - como referência para o processo ensino-aprendizagem do enfermeiro. Rev. Eletr. Enf. 2010. Disponível em:< http://www.fen.ufg.br/revista/v12/n3>. Acesso: 03 ago. 2014.
MITRE, S.M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, sup.2, p.2133-44, 2008.Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232008000900018&script=sci_arttext >. Acesso em 12 jan 2015.
PEDROSA, J.I.S. Educação Popular no Ministério da Saúde: identificando espaços e referências. In: BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. p. 13-17.
SILVA, C.M.C.; MENEGHIM, M.C.; PEREIRA, A.C.; MIALHE, F.L. Educação em saúde: uma reflexão histórica de suas práticas. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de janeiro, v.15, n.5, p.2539-50, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000500028>. Acesso em 12 jan 2015.
SOBRAL F. R; CAMPOS C. J. G. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Revista da Escola de Revista da Escola de Enfermagem da USP. v. 46, n. 1. São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid>. Acesso: em 10 ago. 2014.
SOUZA, S.M.F. A produção de artes visuais e as novas tecnologias. Porto alegre 2011. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle>. Acesso: 05 ago. 2014.
VASCONCELOS, E.M. Educação Popular: instrumento de gestão participativa dos serviços de saúde. In: BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. p. 18-29.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).