ESCOLA CLEAN: APLICATIVO PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PRODUZIDOS EM ESCOLAS DE MOSSORÓ - RN

Palavras-chave: Resíduos Sólidos. Gerenciamento. Escolas.

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de aplicativo para gerenciamento de resíduos sólidos gerados pelas escolas da cidade de Mossoró/RN até as centrais de reciclagem e/ou compostagem. Trata-se de um empreendimento social que integrará escolas do município, cooperativas de coleta seletiva de lixo e órgãos para compostagem de resíduos orgânicos com o objetivo de diminuir a quantidade de lixo destinada aos aterros, promover uma educação ambiental prática e ajudar na renda dos trabalhadores coletores de resíduos. Espera-se que o aplicativo possa ajudar na gestão da coleta e tratamento dos resíduos sólidos produzidos nas escolas, registrando período/tempo, rotas, quantidade de resíduos e valores arrecadados, beneficiando a escola, cooperativas, comunidade em geral e o meio ambiente.

Biografia do Autor

Jarlene Fabiana Lima de Morais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)

Graduada em Letras (UERN). Mestra em Cognição, Tecnologias e Instituições (UFERSA). Atualmente é Secretária Executiva da Assessoria de Relações Internacionais da UFERSA. 

Francisco Souto Sousa Júnior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)

Graduado em Química (UERN). Mestre em Química (UFRN). Doutor em Química (UFRN). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

Referências

Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Especiais, ABRELPE. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. 2020. Disponibilidade em: https://abrelpe.org.br/panorama-2020/. Acesso em: 21 ago. 2021
ANASTACIO, M. R. Empreendedorismo Social e Inovação Social: contexto, conceitos e tipologias de iniciativas de impacto socioambiental. In: ANASTACIO, M. R.; FILHO, P. R. A. C.; MARINS, J. (Org.) Empreendedorismo Social e Inovação Social no contexto brasileiro. PUCPRESS, 2018. cap. 2.
Código Municipal do Meio Ambiente de Mossoró, 2008. Disponibilidade em: https://www.prefeiturademossoro.com.br/wp-content/uploads/2019/05/026.2008-codigo-municipal-do-meio-ambiente.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021
LEI Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Disponibilidade em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm Acesso em: 26 abr. 2021.
MARINS, James. O Empreendedorismo Social como movimento transformador massivo. In: ANASTACIO, M. R.; FILHO, P. R. A. C.; MARINS, J. (Org.) Empreendedorismo Social e Inovação Social no contexto brasileiro. PUCPRESS, 2018. cap. 1.
OLIVEIRA, F. C. de. Desenvolvimento de um Aplicativo Multiplataforma, Gamificado e colaborativo “Descarteaqui” na área de Resíduos Sólidos. Dissertação (Programa de Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental). Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP. 2020.
RICCI, Marco. Manual para gestão de resíduos orgânicos nas escolas. ISWA - International Solid Waste Association. 2016
Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos de Mossoró/RN.
VIEIRA, Bruna Limas; NEUWIEM, Christian Scharf; BECHER, Rodrigo Fernando. Aplicativo para indicar pontos de coletas de resíduos sólidos utilizando a estratégia de interação gamification para o gerenciamento de pontuações. TCC. FACULDADE SENAC BLUMENAU. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 2018.
ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. Gamification by Design. 71 Implementing Game Mechanics in Web and Mobile. Canada: O’Reilly Media, 2011.
Publicado
2022-12-15