BRINCADEIRAS DE MASCULINIDADES, (RE)CONFIGURAÇÕES FAMILIARES E RELACIONAMENTO INTERRELACIONAL EM MENINO BRINCA COM MENINA?, DE REGINA DRUMMOND
Resumen
Neste texto, abordamos noções básicas sobre os estudos de gênero, ao exemplificar termos a respeito de sexo, gênero, identidade e orientação sexual, a fim de tentar compreender como estes conceitos se estabelecem ou articulam na representação dos discursos literários partindo como referência a obra infantil Menino brinca com menina?, de Regina Drummond (1999). Vale ressaltar que em determinados momentos recorremos às nomenclaturas como “cisgêneros” e “transgêneros”, ambas pertencentes aos estudos derivados da teoria queer e surgidos a partir da década de 1990. Para tanto, estabelecemos diálogos com as postulações teóricas de autores, como Guacira Lopes Louro, Berenice Bento, Judith Butler, entre outros teóricos pós-estruturalistas na perspectiva dos estudos de gênero, identidades e diversidade sexual. Nesse sentido, tentamos visibilizar a ousadia dos sujeitos que intencionam vir a ser, guiados pelo desejo subjetivo, negando a possibilidade de tornar-se massa homogênea, conformados com o destino biológico ou refém dos enquadramentos socioculturalmente estabelecidos. Vale ressaltar que estes buscam o propósito de marcar as suas individualidade e as idiossincrasias. Neste sentido, propomos uma reflexão mediada pelos aportes teóricos sobre identidades de gênero e orientação sexual como “estudos transviados”.
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