A INFLUÊNCIA DO ESTADO EM RELAÇÃO AS REPRESSÕES SOCIAIS EM FAHRENHEIT 451: DA ADAPTAÇÃO FÍLMICA À ANÁLISE DO DISCURSO HISTÓRICO- LITERÁRIO

Resumen

Este ensaio visa a analisar a personagem principal Guy Montag, buscando comparar como a obra de Bradbury (1953) é intersemioticamente adaptada para outra linguagem, a cinematográfica, por Truffaut (1966) e que recursos fílmicos foram usados para a construção da narratividade, ambientação e práticas discursivas no filme. Baseamo-nos em Buber (1982); Oliveira e Junior (2009); Pereira (2007), Silva (2008) bem como nas próprias obras de Bradbury (2003) e no filme de Truffaut (1966). No limiar do enredo, vemos as atividades incessantes dos bombeiros em combater a leitura de livros por pessoas daquela cidade. Por isso, a personagem principal, Guy Montag é apresentada como um incinerador profissional de livros que possui no uniforme a prova de fogo emblemático 145, sendo; pois, descrito como um maestro que rege “todas as sinfonias de chama e labaredas para derrubar os farrapos e as ruinas carbonizadas da história” (F451[1], p.23). Concluímos, pois, que tanto o texto literário quanto o filme possuem similaridades/adequações necessárias, para que a enunciação dos conteúdos ficcionais, imagéticos, filosóficos, políticos, sociais e humanos sejam repassados a cada leitor/ouvinte e espectador em particular, mostrando que esse contexto relatado nas obras tem o intuito de refletir o ser-no-mundo em relação ao seu meio, enfim, percebendo como essas relações sociais podem moldar a personalidade dos indivíduos em detrimento daquilo que se quer conseguir.

Biografía del autor/a

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestrando pelo Programa Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017). Aluno Especial do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da UNILAB/CE (2016). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas e Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017). Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É colaborador na Produção de Material Didático-Pedagógico pela FUNDAÇÃO para o VESTIBULAR da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ?JÚLIO DE MESQUITA FILHO? ? VUNESP. É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc REVISTA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR - periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC.

Publicado
2018-07-04