CONCEPÇÃO E FINALIDADES DA EDUCAÇÃO NA OBRA EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM
Resumen
Concepção e finalidades da Educação para o autor francês Émile Durkheim, no interesse de visualizar a função social e o papel do estado, é o que direcionou o estudo proposto, no sentido de discutir a atualidade do seu pensamento, inserido na realidade brasileira do tempo presente. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, com prioridade na obra Educação e Sociedade do autor, associada a alguns intérpretes do seu pensamento, aplicado à Educação, assim como ao papel do Estado no provimento e condução da Educação. Nesse exercício de conceituação e análise, buscamos visualizar a atualidade de seus conceitos na realidade brasileira do tempo presente.
Citas
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Ed. 70. Lisboa, Portugal: 2007.
DURKHEIM et al. Introdução ao pensamento sociológico. São Paulo: Centauro, 2001.
FERRARO, José Luís Schifino. Durkheim, educação e sociologia. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 124-131, jan. - jun. 2016.
FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
LUCENA, Carlos. O pensamento educacional de Émile Durkheim. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 295-305, dez.2010 - ISSN: 1676-2584
QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M. (Orgs.). Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
SOUZA, Audrey Pietrobelli; CAMPOS, Névio de. A concepção de educação de Émile Durkheim e suas interfaces com o ensino. Luminária. V. 18, n. 02, p. 12-20, 2016.
VARES, Sidnei Ferreira de; BORTULUCCE, Vanessa Beatriz. O sentido da Educação em Émile Durkheim e Max Weber: elementos para um estudo comparado. Revista Ciências Sociais em Perspectiva. Vol. 13 – Nº 25 – 2º Semestre de 2014.
______, Sidnei Ferreira de. A educação como fato social: uma análise sobre o pensamento pedagógico de Durkheim. Revista Educação UNG v.(6) n.(1), 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).