EFEITOS DA PANDEMIA E O AUMENTO DAS DESIGUALDADES NA VIDA DAS CRIANÇAS: DIÁLOGOS SOBRE VIOLÊNCIAS E INDIFERENÇAS
Resumen
Citas
ANJOS, Cleriston Izidro dos; FRANCISCO, Deise Juliana. Educação Infantil e Tecnologias Digitais: reflexões em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 125-146, jan./jan., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79007. Acesso em: 19 dez. 2021.
ANJOS, Cleriston Izidro dos; PEREIRA, Fábio Hoffmann. Educação infantil em tempos de pandemia: outros desafios para os direitos, as políticas e as pedagogias das infâncias. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 3-20, jan./jan., 2021. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79179. Acesso: 26 nov. 2021.
BARBOSA, Ivone Garcia.; SOARES, Marcoa Antônio. Educação Infantil e pobreza infantil em tempos de pandemia no Brasil: existirá um “novo normal”? Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. Especial, p. 35-57, jan./jan., p.35-57, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79044. Acesso em: 19 dez. 2021.
BIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe. Gênero, raça, classe: opressões cruzadas e convergências na reprodução das desigualdades. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 20, n. 2, p. 27-55, 2015.
CHAVES, Rosa S. L., FINCO, Daniela. Desigualdades, Violências e Pandemia: mulheres em rede na construção de uma pedagogia crítica feminista. In: GOBBi, Marcia Aparecida; DIAMENTE, Juliana. (Orgs.) Coletivos, mulheres e crianças em movimentos na pandemia: do podcast ao livro. 1ed.São Paulo: FEUSP, 2021, p. 301-313. Disponível em: https://doi.org/10.11606/9786587047133. Acesso em: 20 dez. 2021.
FARIA, Ana. Lucia Goulart de; FINCO, Daniela (Orgs.). Sociologia da Infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.
FIGUEIREDO SANTOS, José Alcides. Covid-19, causas fundamentais, classe social e território. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, 2020.
FREITAS, Samantha et al. A vida, a saúde e a educação são mesmo consideradas essenciais no estado de São Paulo? Le Monde Diplomatique, 15 de abril de 2021. Disponibilidade em: https://diplomatique.org.br/a-vida-a-saude-e-a-educacao-sao-mesmo-consideradas-essenciais-no-estado-de-sao-paulo/#_ftn1. Acesso em: 21 abr. 2021.
GOBBI, Marcia Aparecida; PITO, Juliana Diamente. (Orgs). Coletivos, mulheres e crianças em movimentos: na pandemia, do podcastao livro. / Organizadores Marcia Aparecida Gobbi, Juliana Diamente Pito. São Paulo: FEUSP, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/9786587047133. Acesso em: 20/12/2021.
GOBBI, Márcia. Educação Infantil em tempos de pandemia: a (in)visibilidade de bebês e crianças nessa travessia. Zero-a-Seis (Resistir para/com a infância continuar a existir: Transcrição de 21 lives sobre infâncias e Educação Infantil na pandemia de Covid-19), Florianópolis, v. 22, n. 42 (2020). Universidade Federal de Santa Catarina, p. 965-970.
LUGONES, María. Colonialidad y Género. Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, No.9: 73-101, jul./dez., 2008.
LUGONES, María. Rumo a um feminismo descolonial. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis, 22(3): 320, setembro-dezembro/2014. p. 935-952.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. São Paulo: N-1, 2018.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Santa Cruz de Tenerife: Melusina, 2020.
MBEMBE, Achille. Poder Brutal, Resistência Visceral. In: Série Pandemia. São Paulo: N-1, 2019.
MELLO, Ana Maria; NEGREIROS, Fauston; ANJOS, Cleriston Izidro dos (Orgs.). Caderno de Direitos - Retorno à creche e à escola: Direitos das crianças, suas famílias e suas/seus educadoras/es - gestoras/es, professoras/es e funcionárias/os. Piauí: EDUFPI / FRENTE NORDESTE CRIANÇA, 2020. Disponível: https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/Caderno_Direitos_-_EDULPI_com_ISBN20200725103619.pdf. Acesso em: 19 dez. 2021.
PARENT IN SCIENCE. Produtividade acadêmica durante a pandemia: efeitos de gênero, raça e parentalidade. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020. Disponível: https://www.ufrgs.br/ciencia/pesquisa-da-ufrgs-revela-impacto-das-desigualdades-de-genero-e-raca-no-mundo-academico-durante-a-pandemia/. Acesso em: 19 dez. 2021.
RAFAEL, Ricardo de Mattos Russo et al. Epidemiologia, políticas públicas e pandemia de Covid-19: o que esperar no Brasil? Revista Enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2020.
RIBEIRO-SILVA, Rita de Cássia et al. Implicações da pandemia COVID-19 para a segurança alimentar e nutricional no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 25(9), 2020, p. 3421-3430.
RODRIGUES, Raymundo Nina. As Raças Humanas e a Responsabilidade Penal no Brasil. Salvador: Livraria Progresso, 1957.
ROSEMBERG, Fúlvia. Educação: para quem? Ciência e cultura, 28 (12), 1976.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SANTOS, Boaventura de. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina; 2020.
SANTOS, Solange Estanislau; SARAIVA, Marina Rebeca de Oliveira. O ano que não tem fim: as crianças e suas infâncias em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 1177-1187, dez./dez., 2020. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2020v22nespp1175. Acesso: 26 nov. 2021.
SARTI, Thiago Dias et al. Qual o papel da atenção primária à saúde diante da pandemia provocada pela COVID-19? Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 29 (2), 2020, p. 1-5.
SOUZA, Ellen de Lima e SOUZA, Márcia L. A. Necrovalores e Proteção à Infância. GGN O jornal de todos os Brasis. Disponibilidade em: <https://jornalggn.com.br>. Acesso em: 13 abril. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. CENTRO DE EDUCAÇÃO. Relatório técnico de pesquisa: perfil dos estudantes de Pedagogia e acesso digital. Maceió: Centro de Educação / Curso de Pedagogia, 2020. Disponível: https://cedu.ufal.br/institucional/informes/cedu-divulga-relatorio-com-perfil-dos-estudantes-de-pedagogia-e-acesso-digital/relatorio-pedagogia-versaodefinitiva-11-09-2020.pdf/view. Acesso em: 9 dez. 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).